Página inicial > Últimas Notícias > Educapesca forma turma com 118 pescadores em cerimônia no IFPA

Educapesca forma turma com 118 pescadores em cerimônia no IFPA

Estudantes de 9 comunidades de Bragança recebem o diploma de conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental em projeto premiado de Educação de Jovens e Adultos. Turma de Aquaviários também recebeu certificados.

• Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 21h57
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 08h16

Feito sob medida para pescadores, o projeto Educapesca certificou mais uma turma com 118 formandos nesta sexta-feira (19), em Bragança. São alunos adultos de 9 comunidades pesqueiras da região Bragantina que concluíram a etapa final do curso, correspondente ao segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Receber o diploma do Ensino Fundamental é só um pedaço do sonho de Claudinéia Ferreira da Silva, 42 anos, da vila do Caratateua. Catadora de caranguejo e mãe de quatro filhos, ela enfrentou a desconfiança dos vizinhos quando decidiu ir às aulas para adultos do projeto da prefeitura: "Não tenho nem palavra ou explicação para o que eu estou sentindo. Os outros falavam que não era pra mim, que eu estava velha. Mas meus filhos me incentivaram, porque nunca é tarde pra buscar os nossos objetivos", lembra Claudineia. "Cada vez que eu ia pra aula, voltava e catava meu caranguejo, tomava um banho e saía de novo, cansada. Mas olha aqui... aqui estou eu!", disse, orgulhosa dos dois diplomas que recebeu, o do Ensino Fundamental pelo Educapesca e o do curso de Formação de Aquaviários, da Marinha, voltado para a qualificação profissional de quem vive da pesca. Finalizada esta etapa, Claudineia planeja seguir adiante, concluir o Ensino Médio e fazer o Enem.

A cerimônia de conclusão do Educapesca no IFPA reuniu autoridades, professores, formandos e familiares. E culminou com a entrega dos certificados e discursos emocionados. As atividades do Educapesca são realizadas em 5 polos espalhados por escolas municipais da região e conduzidas pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente da Prefeitura de Bragança. O IFPA é parceiro da iniciativa e responsável pela formação técnica dos estudantes.

A diferença para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) regular está no calendário adaptado à rotina dos estudantes trabalhadores da pesca e à oferta da qualificação profissional voltada à atividade pesqueira.

Parceiro do projeto, o IFPA campus Bragança atua na formação e certificação dos alunos que concluem o Ensino Fundamento pelo Educapesca. Dos 118 formados hoje, 33 concluíram nesta sexta (19) também o curso de Formação de Aquaviários, ofertado por meio de um acordo de cooperação técnica firmado com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental / Marinha do Brasil. A entrega dos certificados da última turma de Aquaviários ocorreu no início da tarde no mesmo auditório.

Concluíram os cursos alunos das vilas do Caratateua, Bacuriteua, Tamatateua, Chaú, Treme, Ajuruteua, Bonifacio, Eldorado e sede.

Claudinéia Ferreira da Silva, 42 anos, segue sonhando: próximo passo é concluir o Ensino Médio

Secretário de Aquicultura e Pesca, o professor Danilo Gardunho destacou que o projeto Educapesca tem se tornado referência por permitir que trabalhadores da pesca voltem à escola. "Muitos de vocês não iam à escola. E não era porque não podiam, mas porque o modelo de ensino nao batia com o ritmo de trabalho, com a rotina da atividade na pesca", discursou Gardunho, enfatizando o interesse despertado pelo projeto no Ministério da Pesca e pela perspectiva de levar o modelo criado em Bragança para pescadores de outras regiões do Brasil.

O vice-prefeito de Bragança, secretário municipal de Saúde, dr. Mário Júnior, prestigiou a cerimônia e discursou aos formandos em nome do prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira.

Diretor-geral do IFPA campus Bragança, professor Abel Pojo Oliveira enfatizou a importância das parcerias construídas em torno do projeto e reafirmou o compromisso do IFPA com a formação dos pescadores. "O IFPA é uma casa de educação", destacou. "É um orgulho fazer parte desse projeto e é o nosso compromisso continuar formando pessoas que acreditam na educação".

O Educapesca é um projeto de educação profissional e de elevação da escolaridade dos pescadores de Bragança. A cerimônia de formatura da turma que reuniu secretários municipais e representantes das instituições parceiras também foi prestigiado pelos veradores Chiquinho da Pesca e Marinaldo Ambrósio da Silva, presidente da Câmara Municipal de Bragança e um dos concluintes do curso. Também prestigiaram a cerimônia o capitão de corveta Breno Batista Liberato de Souza, da Capitania dos Portos, e Tiago Santos Costa, secretário municipal de Finanças de Bragança.