Página inicial > Últimas Notícias > Construir durante a pandemia custou até 14% mais, mostra estudo do IFPA

Construir durante a pandemia custou até 14% mais, mostra estudo do IFPA

Pesquisa buscou analisar o impacto da crise sanitária da covid-19 nos preços da construção civil no Pará. Acesse o artigo.

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 08h07
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 11h55

Artigo publicado na revista Research, Society and Development por servidores e alunos dos campi Bragança e Abaetetuba do IFPA confirma o que muitos paraenses sentiram no bolso: a pandemia fez subir o custo para se construir ou reformar.

A pesquisa do IFPA aponta uma elevação média de 14% do custo para a realização de obras no Pará, em um período de desafios para o setor da construção, entre março de 2020 e agosto de 2021.

O setor acumulou prejuízos com a paralisação dos canteiros de obras no período de lockdown, no início de 2020, mas começou a dar sinais de recuperação no ano seguinte.

No Pará, milhares de famílias ainda sob a restrição de circulação aproveitaram para reformar ou ampliar suas casas, em parte incentivadas pelo Auxílio Emergencial.

"Apesar das altas nos preços, o Auxílio Emergencial ajudou a manter o setor aquecido, possibilitando que as pessoas dessem andamento às suas obras mesmo com os custos elevados de material e mão de obra", afirma Denys Roberto, servidor do IFPA, técnico do Laboratório de Edificações do IFPA campus Bragança.

Os pesquisadores do IFPA elaboraram uma planilha de custo mínimo para a realização de uma obra residencial de pequeno porte, baseado em um projeto arquitetônico de 80 m² elaborado pelos autores. O orçamento foi atualizado mês a mês entre os meses de março de 2020 e agosto de 2021.

Foram analisados os custos para a realização de 47 serviços, desde a elaboração dos projetos, fundação, estrutura, cobertura, até o acabamento. No total, 846 itens foram verificados, tomando como base o Sistema  Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção  Civil (Sinapi) e das publicações trimestrais/quadrimestrais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (Sedop/Governo do Pará).

Mais caro

Quem optou por construir durante a pandemia encontrou o preço dos materiais básicos, como a alvenaria, ferro e cimento, até 66,5% mais caro. Desconsideradas as variações regionais, o custo para a realização da obra de 80 m² poderia sair até R$ 21,8 mil mais caro, se comparado com o período anterior à pandemia de covid-19.

A elevação dos valores dos materiais e da mão de obra tem um forte impacto social, principalmente para as famílias que têm um poder aquisitivo mais limitado, explica Denys Roberto.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe composta pelos técnicos de laboratório Denys Roberto e Cleydimara Aquino, do Campus Bragança, pelos professores Claudionor Júnior, Regiana Barbosa e Jeremias Caetano, do Campus Abaetetuba, e pelos alunos Marco Antônio Silva e Gabriel Leon Fernandes, do curso de Edificações de Abaetetuba. Todos eles assinam o artigo "Variação no custo orçamentário para uma residência unifamiliar térrea durante o período de pandemia de COVID-19 no estado do Pará", disponível para consulta on-line no site da RSDJournal.org.

Acesse o artigo
Variation in the budget cost for a single family residence during the COVID-19 pandemic period in the state of Pará