Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFPA participam de treinamento em primeiros socorros e aprendem a lidar com situações de emergência

Atividade com base na Lei Lucas ministrada pelo Corpo de Bombeiros orientou sobre cuidados iniciais em casos de emergência médica

• Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 19h12
  • Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 12h09

Professores e técnicos do IFPA campus Bragança participaram, durante a programação da Semana Pedagogica 2024, de um treinamento sobre primeiros socorros para casos de emergência no ambiente escolar.
Divididos em duas turmas, mais de 60 profissionais do IFPA aprenderam a reconhecer e também a oferecer os primeiros cuidados em situações de engasgos, paradas cardiorespirátórias e hemorragias.
O primeiro atendimento nesses casos, feito com segurança e conhecimento, pode salvar a vida de quem precisa de ajuda, explica o sargento Quadros, do Corpo de Bombeiros Militar de Bragança.
Desde 2018, uma lei federal torna obrigatório que estabelecimentos de ensino público e privado ofereçam, a seus professores e funcionários, noções básicas em primeiros socorros. A chamada lei Lucas (n⁰ 13.722 de 2018) também determina que as unidades educacionais mantenham à disposição e fácil acesso kits de primeiros socorros.
O IFPA campus Bragança dispõe de uma equipe de saúde, com enfermeiro e técnico, e de materiais e equipamentos para os primeiros socorros. Incluindo um desfibrilador externo automático (DEA), que pode ser utilizado para reanimar pessoas em parada cardiorespiratória.
Durante o treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros, os professores e técnicos do IFPA aprenderam técnicas para desengasgo, seguindo protocolos internacionais de segurança, técnicas de reanimação com compressão torácica e ventilação (casos de RCP) e orientações sobre como avaliar e estancar sangramentos. Também aprenderam a utilizar o desfibrilador disponível no campus. O treinamento envolveu etapas teóricas e práticas de situações de emergência e teve a participação de servidores de todos os setores.
Ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Braganca, o treinamento baseado na Lei Lucas é direcionado a profisisonais que trabalham com o atendimento a crianças e adolescentes. Participaram da atividade os bombeiros militares cabo Renan, sargento Quadros e cabo Padilha. A programação foi incluída na Semana Pedagógica por recomendação do enfermeiro do campus, Thomas França.
Em 2023, a equipe do 24º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará visitou mais de 50 escolas oferecendo o mesmo treinamento ministrado no IFPA na terça (23) e na quarta-feira (24).

O que é a Lei Lucas?

A Lei Lucas (n⁰ 13.722/18) torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A lei sancionada em outubro de 2018 presta homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, de que morreu tragicamente durante um passeio escolar em razão de uma situação de engasgo.