Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFPA campus Bragança ministra seminário sobre criação de camarões em viveiros na República de Camarões
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do IFPA campus Bragança ministra seminário sobre criação de camarões em viveiros na República de Camarões

Através de parceria entre Brasil e República de Camarões, IFPA envia professor para ministrar palestras sobre carcinicultura na África Central

  • Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h44
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 13h35
imagem sem descrição.

Professor Euclides Pereira e Silva, do IFPA campus Bragança, viajou no último sábado (18) para a Camarões, a convite do primeiro conselheiro da Embaixada do país no Brasil, Dr. Paulin Martial Tchenzette, para realizar seminários sobre cultivo de camarões (carcinicultura).

O evento é direcionado a investidores, servidores públicos, políticos, aquicultores, produtores rurais e empreendedores. O Objetivo é apresentar os dados sobre a produção de camarão de água doce no Brasil e em diversos países do mundo, apresentar as fases do cultivo do camarão e demonstrar as técnicas utilizadas aqui, com o intuito de estimular o cultivo no país parceiro.

Euclides Pereira, doutorando em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é Engenheiro de Pesca e mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O evento ocorre em duas localidades.  Do dia 21 ao 24 , na cidade de Edea, Região Litoral do Camerões, e nos dias 27/11, 30/11 e 1/12 na cidade de Ntui, Região do Centro de Camarão.

Euclides ministra palestras sobre a cadeia de cultivo de camarão de água doce, apresentando as técnicas tradicionais e alternativas, além de apresentar os dados deste cultivo no Brasil e na África, refletindo sobre as possibilidades de implantar a carcinicultura na República de Camarões.

"Camarões” ou “República de Camarões” é um país da África Central. A capital é Yaoundé. O país é banhado pelo oceano Atlântico, apresenta climas quentes e secos até climas úmidos, com relevo planáltico e vegetação composta por florestas e savana. Conta com uma população de 27 milhões de habitantes, e que se concentra nas áreas urbanas. A economia é pautada na exploração de recursos minerais e a agricultura.

A República de Camarões vem firmando parcerias com diversas nações e entre elas o Brasil, no sentido de identificar tecnologias e inovações capazes de auxiliar no crescimento econômico e desenvolvimento social,  buscando soluções para expandir a cooperação entre as nações.

Nos últimos 20 anos, o Brasil tem participado da implantação de empreendimentos como estradas, aeroportos, mercados públicos, pontes e barragens em outros países. O que fomenta a exportação de tecnologia, emprego e renda para os brasileiros que vão para lá executar estas obras. Participam destas ações empresas privadas, instituições como a Caixa Econômica Federal, Embrapa, FGV, Fiocruz, IBGE, Inep, Sebrae, universidades e institutos.

 

Adptado da publicação original em ifpa.edu.br/ultimas-noticias/2183.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->