Página inicial > Últimas Notícias > IFPA campus Bragança promove cerimônia de colação de grau para 39 formandos

IFPA campus Bragança promove cerimônia de colação de grau para 39 formandos

Evento no auditório reuniu concluintes de seis cursos técnicos e de graduação - e suas histórias de vida transformadas pela educação

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 12h37
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 13h36

Foi num canteiro de obras, acompanhando o pai, que Venicius Silva, 23, deu os primeiros passos no ofício que viria a se tornar sua profissão. A história contada em discurso no púlpito do IFPA reservava o compromisso de um próximo passo: o agora técnico em edificações, filho de um mestre de obras, quer se tornar engenheiro.

Venicius foi um dos 39 estudantes que participaram da cerimônia de colação de grau realizada pelo IFPA campus Bragança na noite desta quinta-feira (26).

O filho do pedreiro que se formou técnico em Edificações não estava sozinho. O mesmo auditório lotado acomodava um agricultor estudante que, entre muitos outros iguais a ele, se formava professor da Educação do Campo. "A missão está em nossas mãos, companheirada", provocou Vilciney Silva, o olhar fixo para os colegas. "A Licenciatura em Educação do Campo é forjada na luta. Ela nasce dos conflitos do campo. De uma necessidade de uma educação do campo para o campo", ensinou o agora professor Vilciney, mãos dadas com a mãe que dedicou uma vida ao plantar e ao colher.

Os discursos também traziam agradecimentos. De estudantes trabalhadores que enfrentaram uma pandemia, de mães e avós que cuidaram umas das outras para que elas e os filhos pudessem frequentar as aulas. De vidas de famílias inteiras sendo transformadas pela educação. Pública, gratuita, diversa e inclusiva.

Participam da solenidade formandos das licenciaturas em Física, Educação do Campo e Biologia, da graduação em Gestão Ambiental e dos cursos técnicos em Agropecuária e Edificações. A cerimônia marca o encerramento oficial da jornada desses estudantes no IFPA. Mas não o fim de suas histórias.

"Quando a gente recebe um aluno, a gente recebe com ele toda a confiança de que ele e toda sua família dedicam à nossa instituição. E é com muito amor que a gente toca essa missão de transformar a vida de cada um de vocês", disse o professor Abel Pojo, no discurso de encerramento da cerimônia.

A cerimônia de colação de grau do IFPA campus Bragança foi organizada pela Comissão de Colação de Grau e pelos estudantes do curso técnico em Eventos, turma 2023, que fizeram durante o evento uma de suas atividades práticas do curso.