Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA festeja 15 anos de serviços prestados em Bragança com cerimônia e homenagens. Veja como foi.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA festeja 15 anos de serviços prestados em Bragança com cerimônia e homenagens. Veja como foi.

Solenidade no auditório do campus reuniu a comunidade escolar no encerramento de uma semana de atividades pelo aniversário do campus

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 13h02
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 21h10

Escola do futuro - O Instituto Federal do Pará campus Bragança celebrou seus 15 anos de fundação com uma semana de programação entre os dias 16 e 20 de outubro. As atividades culminaram com uma solenidade no auditório do campus, que reuniu a comunidade escolar, servidores e autoridades.

Convidada a discursar durante a cerimônia, a professora Ana Paula Palheta, reitora do IFPA, enfatizou a importância desse momento de 15 anos, que ela define como um rito de passagem para um campus que se consolida como um agente de transformação. "A educação que a gente faz não é só uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Mas é, sobretudo, transformadora", disse a professora Ana Paula.

 

Antes de discursar, a reitora do IFPA homenageou o professor Sérgio Ricardo Pereira Cardoso, o primeiro docente a alcançar a classe de professor titular no campus - a última da carreira docente. E fez questão de cumprimentar servidores, alunos e parceiros que fazem o IFPA em Bragança. "O nosso instituto é feito de pessoas, é feito de gente. E somos nós, as pessoas, que precisamos ser celebradas neste momento", enfatizou.

O dia 20 de outubro foi escolhido por remeter ao primeiro dia regular de aulas do Campus Bragança, em 2008. Durante a cerimônia no auditório, na sexta-feira (20), servidores e ex-alunos relembraram o início das atividades do IF de Bragança.

  

Convidada a representar os docentes na mesa da solenidade dos 15 anos, a professora Kátia Costa se emocionou ao relembrar o início de sua trajetória como professora no IFPA. "A minha história de vida se mistura um pouco com a história do Campus Bragança", disse a professora Kátia, memória viva das primeiras turmas do campus. Ela fez questão de lembrar como alunos e pais acolheram a chegada do IFPA a Bragança. "Foi um momento especial para todos. Muitos nem acreditavam que o IFPA tinha chegado", lembrou.

Egresso da primeira turma de Eventos, Rômulo César discursou em nome de todos os ex-alunos do IFPA, e optou por homenagear os mestres. "Vocês, professores, são agentes transformadores. Mudam vidas. E nós somos testemunhas do poder de transformação que vocês têm", sinalizou Rômulo, se dirigindo aos alunos que acompanhavam a cerimônia. "Tudo na nossa vida começa com um primeiro passo. E vocês estão no lugar certo para dar esse passo".

 

 
Discursos e homenagens
Gediel Aviz, o primeiro aluno PCD a concluir um curso de graduação no IFPA campus Bragança, discursou em nome dos estudantes do campus. Emocionado, Gediel enfatizou o suporte que teve para superar suas dificuldades. "Eu fiz a prova do Enem por seis vezes antes de conseguir passar aqui no IFPA", lembrou Gediel, que cursa sua segunda graduação, a licenciatura em Educação do Campo, após concluir Agroecologia e o curso técnico em Guia de Turismo. "Estou muito feliz de estar aqui fazendo o meu terceiro curso. Uma pessoa vindo da roça, do Montenegro, do interior de Bragança. Realizando todos os meus sonhos nessa casa que tanto amo. E na qual desejo ser servidor. Um dia, quem sabe, professor", disse Gediel.

Raimundo Nonato, que trabalha na equipe de apoio e limpeza do IFPA desde o início das atividades do campus, representou todo o grupo de colaboradores terceirizados na cerimônia e agradeceu nominalmente alguns servidores do campus, como o professor Danilo Cunha, à plateia, que foi diretor-geral por 8 anos. 

 
Diretores apontam avanços e desafios
Maurício Quadros, chefe do Departamento de Administração do IFPA campus Bragança, discursou em nome dos técnicos-administrativos. O servidor destacou avanços do IF nestes 15 anos, que incluem a ampliação da estrutura física e da capacidade de atendimento. "O nosso restaurante estudantil mudou a realidade do nosso IFPA. O impacto social que ele causa na vida das nossas pessoas é enorme. Muitos de nossos alunos são carentes, precisam ser acolhidos. E cada um deles é acolhido, de alguma forma, nesta casa", disse Maurício. O diretor administrativo lembrou em seu discurso que um a cada 5 alunos do ensino médio do Campus Bragança recebe auxílio financeiro para seguir estudando; e que todos são atendidos gratuitamente pelo restaurante.

 

O professor Abel Pojo, diretor-geral do IFPA campus Bragança desde agosto, destacou a importância da instituição para a vida das pessoas. E enfatizou o tamanho e a importância do campus em números: 1,9 mil alunos matriculados; 82 professores, 41 técnicos. "Nós somos feitos desses números, feitos de gente. E a gente é feito de amor. De frustração, também. Mas de carinho, de cuidado. A gente é feito, sobretudo, de muita dedicação", disse Abel. "O nosso Instituto, posso dizer isso com a maior vivência, transforma vidas. E transformou muitas vidas nesses 15 anos."

 
Abel Pojo também prestou homenagem ao professor Danilo Cunha, que esteve à frente da gestão do campus 2016 a 2023.

 

 
Parcerias e compromisso com a comunidade
Representando o prefeito de Bragança na cerimônia, o vice-prefeito Dr. Mário Júnior destacou as parcerias firmadas entre o IFPA e a gestão municipal ao longo dos anos, que resultaram em projetos exitosos como a Carreta da Saúde, o Saúde na Escola e projeto Educapesca. "Esse campus é um marco em nosso município", resumiu Mário Júnior, que também mencionou as ações do IFPA junto à prefeitura para o enfrentamento da pandemia de covid-19, entre elas a produção de álcool glicerinado para distribuição à população.

Encerrando o ciclo de discursos, a reitora Ana Paula Palheta enfatizou o compromisso do IFPA com a comunidade Bragantina. "Uma coisa que eu espero que nenhum de nós nunca abra mão é de fazer esse Instituto Federal com o coração grande, de fazermos do IFPA o gigante que ele é, para um estado igualmente gigante".

 
Semana teve oficinas, jogos e atividades lúdicas
O Instituto Federal do Pará completou no dia 20 de outubro 15 anos de instalação de seu campus em Bragança. Ao longo da semana, foram realizados eventos alusivos aos 15 anos do campus: atividades esportivas, artísticas e oficinas que envolveram alunos, servidores e visitantes.

 

Na sexta-feira (20) pela manhã, a professora Ana Paula Palheta, reitora do IFPA, se reuniu com os servidores do Campus Bragança e visitou o restaurante estudantil. Ana Paula também prestigiou a manhã de jogos na quadra, etapa da programação da Jornada de Cultura, Arte e Desportos (Jocad) realizada ao longo da semana.

 
Também na sexta-feira entraram em exposição os painéis montados pelos alunos durante as oficinas de artes urbanas realizadas pelos alunos - um deles colore com as cores de um guará e das fitas da marujada a entrada do Restaurante Estudantil.

O aniversário do campus coincide com as comemorações dos 15 anos da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída pela lei 11.892/98, que instituiu os IFs; e se soma aos festejos pelos 114 anos do Instituto Federal do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->