Página inicial > Últimas Notícias > Professor Dr. Sérgio Ricardo Cardoso é o primeiro professor titular do IFPA campus Bragança

Defesa pública do memorial acadêmico foi a etapa final para a progressão ao último nível da carreira EBTT. Assista à apresentação!

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 11h02
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 21h07

"Prepare o seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão, e posso não lhe agradar..."

Os versos da canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros, imortalizados na voz de Jair Rodrigues, encerraram com leveza e profundidade a primeira defesa de memorial acadêmico para progressão à classe de professor titular do IFPA campus Bragança, nesta segunda-feira (16).

Cercado de professores, amigos e familiares, o professor dr. Sérgio Ricardo Pereira Cardoso apresentou sua trajetória de vida acadêmica e profissional - a última etapa para a progressão ao nível mais alto da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Um dos momentos mais importantes para a carreira docente, a defesa do memorial é também um momento de reflexão sobre o exercício do magistério. O professor Sérgio Cardoso se emocionou ao relembrar momentos difíceis, no início de sua formação, e fez questão de agradecer professores, orientadores e colegas de trabalho que atravessaram sua trajetória. Desde o ingresso no ensino superior até a aprovação no primeiro concurso público, na Universidade do Estado do Pará, até o posterior ingresso na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2008. O docente iniciou suas atividades no campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, antigo Cefet, semanas antes da sanção da lei 11.892/98, que instituiu o formato da Rede Federal de Educação. "Quando a Rede Federal completa seus 15 anos, eu também festejo os meus 15 anos nessa instituição, que vi se formar", resumiu Sérgio. Veja no vídeo.

"Um eterno aprendiz na EPT: entre a escrita de si e as vivências do nós" foi o título do memorial apresentado pelo professor Sérgio Cardoso à banca, que deu destaque para sua atuação na gestão da Extensão e no desenvolvimento da pesquisa em múltiplas áreas. Historiador por formação, o prof. Dr. Sérgio Cardoso foi docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e teve curta passagem pelo serviço militar, na Aeronáutica, antes de ingressar no serviço público federal. Em 11 de dezembro, completa 15 anos de atuação como professor titular, docente do IFPA campus Bragança.

"Isso não é o fim da minha caminhada, e sim o início de uma nova etapa que eu espero que perdure por muito tempo ainda", disse o professor Sérgio Cardoso, após a leitura da ata feita pelo professor dr. Claduio Joaquim Borba Pinheiro, do IFPA, que presidiu a banca.

Quem é?

Sérgio Cardoso possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica de Pelotas (2002), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004 e 2011). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Bragança e líder de grupo do pesquisa ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidade Organização Social). No Campus Belém, atua como docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atualmente concentra-se nas áreas de Saberes Tradicionais e Desenvolvimento Rural e Educação Profissional e Tecnológica.