Página inicial > Últimas Notícias > 🌻 Alunos do NAPNE recebem cordões que identificam deficiências ocultas

🌻 Alunos do NAPNE recebem cordões que identificam deficiências ocultas

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 16h53
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 16h53

Os girassóis estampados no cordão que alguns alunos do campus passaram a utilizar nesta sexta-feira (22) são mais do que simples adereços. Eles guardam uma mensagem especial, de que esses estudantes podem ter uma das chamadas deficiências ocultas - aquelas que não são facilmente identificáveis pelas outras pessoas no dia a dia.

O Campus Bragança recebeu nesta sexta (22) da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança a doação de 50 cordões de girassóis destinados a identificar alunos PCD, sobretudo os com deficiências ocultas. O material foi distribuído aos estudantes atendidos pelo Napne, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFPA campus Bragança.

A ideia é que eles passem a utilizar as fitas com girassol junto às carteirinhas de identificação, explica a professora Nívia Costa. Alguns desses alunos já deram a entrada na solicitação de documentos que garantem a gratuidade em serviços de transporte no município e fora dele.

A entrega dos cordões ocorreu no fim de uma programação alusiva ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiências, celebrado na quinta (21), em que profissionais do Centro de Reabilitação Dra. Socorro Gabriel (CERSG), da Prefeitura de Bragança, promoveram um bate-papo no auditório do campus sobre a inclusão de PCDs nos contextos sociais da vida cotidiana, sobretudo o escolar.

A atividade foi aberta com uma palestra ministrada pela psicóloga do CERSG, Rosilene Silva, e pela terapeuta ocupacional Marina Oliveira, com a participação de Ruth Helena de  Melo, mãe de um dos atendidos no CERSG.

A coordenadora do CERSG, Kleicy Calil, participou da programação e sinalizou o interesse em aproximar as atividades do centro do IFPA. A primeira iniciativa é oferecer atendimento aos alunos do campus, que passam a acessar os serviços do centro a partir da próxima semana.

#InclusãoPCD #VemProIFPA