Página inicial > Últimas Notícias > Mexericos na Maré inicia série especial sobre a COP30. Ouça o podcast agora.

Mexericos na Maré inicia série especial sobre a COP30. Ouça o podcast agora.

Nilson Chaves e o professor da UFPA Nils Asp são os convidados do terceiro episódio da nova temporada do Mexericos na Maré, o podcast de divulgação científica e cultural feito por estudantes de Bragança-Pará

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 12h49
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 21h09

O novo episódio do Mexericos na Maré está disponível pelo Spotify e pode ser ouvido aqui:

Uma das maiores vozes da música popular paraense, Nilson Chaves canta a Amazônia e sua gente há mais de 40 anos e rodou o mundo com canções sobre o modo de viver amazônico e suas singularidades. O autor de "Sabor Açaí" é o convidado que abre a série especial da COP30, que trará episódios com temas relacionados à conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima - e sobre a participação das vozes da Amazônia nestes debates.

"Nós amazônicos, sim, temos que fazer parte desse momento. Não como apreciadores dos que vêm lá de fora, mas como interventores, filosoficamente falando, sobre o que nos interessa como amazônicos", destaca Nilson Chaves. "O caboclo tá preocupado com a sua floresta, com sua plantação, com seu alimentar. Mas de uma forma leve, serena. Coisa que nós das cidades acabamos perdendo."

Além de Nilson Chaves, o Mexericos convida o professor e pesquisador Nils Asp, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para um bate-papo sobre o impacto de projetos que avançam sobre a costa atlântica da Amazônia, como os estudos para a exploração de petróleo no litoral norte do Brasil. E sobre como estas questões devem pautar o debate durante a COP.

"Na COP30, os olhos do mundo vão estar voltados para a Amazonia. É o momento para colocarmos as nossas pautas, não apenas na questão ambiental, mas também social", diz Nils. "Quem deve de fato decidir o modelo de desenvolvimento para a Amazônia é quem vive na Amazônia".

O Mexericos na Maré é um podcast de divulgação científica e cultural produzido pelo LABCRIA, o Laboratório de Extensão, Comunicação e Experimentação Audiovisual do IFPA campus Bragança, e pelo LABPEXCA, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira junto a Comunidades Tradicionais da Universidade Federal do Pará. Ainda não conhece? Siga o Mexericos no Instagram @mexericosnamare.

A apresentação do novo episódio é feita por Vitoria Moura, Maria Paula e Kauan Silva, estudantes dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFPA campus Bragança. O roteiro e produção é da Cristiana de Paulo e da Roberta Soares com edição e finalização de Ruan Brito, Kauan Silva e supervisão de Filipe Sanches. O Mexericos tem a direção de arte e comunicação feitas por Andreza Sousa, Ruan Brito e Gabriel Araújo. A coordenação do projeto fica por conta dos professores Roberta Sá Leitão Barboza e Josinaldo Reis, o Tio Bill.

📌 A apresentação é feita por Vitoria Moura, Maria Paula e Kauan Silva. O roteiro e produção é da Cristiana de Paulo e da Roberta Soares com edição e finalização de Ruan Brito e Kauan Silva. A equipe do Mexericos é formada por alunos do IFPA e da UFPA, de cursos técnicos e de graduação, com supervisão técnica de Filipe Sanches (Ascom/IFPA).

📢O Mexericos tem a direção de arte e comunicação feitas por Andreza Sousa, Ruan Brito e Gabriel Araújo, alunos da UFPA. A coordenação do projeto fica por conta dos professores Roberta Sá Leitão Barboza (UFPA) e Josinaldo Reis(IFPA), o Tio Bill. Acesse instagram.com/mexericosnamare