Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA sedia oficina sobre Turismo de Base Comunitária e prepara projeto-piloto de formação profissional na área
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA sedia oficina sobre Turismo de Base Comunitária e prepara projeto-piloto de formação profissional na área

Iniciativa reúne professores, gestores e pessoas ligadas ao setor de turismo na região, com programação segunda e terça-feira

  • Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 12h27
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 21h21
imagem sem descrição.

O IFPA campus Bragança abriu, na segunda-feira (28), as atividades da oficina sobre turismo de base comunitária organizada pelo Bioeconomia e Cadeias de Valor, projeto de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Durante dois dias, os participantes convidados discutem modelos de formação profissional voltados ao chamado Turismo de Base Comunitária (TBC), modalidade em que as próprias comunidades são protagonistas da experiência turística, organizando e prestando serviços aos visitantes e fortalecendo a economia local.
 
A iniciativa visa ao fortalecimento desta modalidade de turismo na região bragantina a partir da formação profissional de agentes facilitadores e formadores. A proposta discutida no evento, a ser implantada em Bragança na forma de um projeto-piloto, poderá ser replicada em outras regiões do estado.

O que é?
O curso em Bragança é uma ação do programa CapGestão Amazônia, estratégia de fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade voltadas para a Amazônia, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional especializada em desenvolvimento sustentável.
A formação em Bragança está sendo conduzida por Cláudia Souza, representante da GIZ, e tem como convidada a professora Mônica de Nazaré Araújo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O professor Abel Pojo, diretor-geral do IFPA campus Bragança, deu as boas-vindas aos participantes durante o diálogo de abertura da atividade, que foi prestigiada por lideranças locais, como Mabia Martins, da Vila dos Pescadores de Ajuruteua, e Maria Odalice Aviz de Jesus, da Vila Que Era, além de representantes de projetos que se articulam com o turismo e o desenvolvimento sustentável.
Participam do evento a professora Kátia Costa, coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo do IFPA, e os professores do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFPA campus Bragança.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->