Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Novo diretor-geral do IFPA campus Bragança toma posse em cerimônia simbólica no campus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novo diretor-geral do IFPA campus Bragança toma posse em cerimônia simbólica no campus

Em discurso, Abel Pojo aponta compromissos com a sustentabilidade, com a inclusão e com o acolhimento à diversidade no Campus Bragança

  • Publicado: Sábado, 12 de Agosto de 2023, 12h01
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 21h21
imagem sem descrição.

Professor Abel Pojo, novo diretor-geral do IFPA campus Bragança, e o professor Danilo Cunha, primeiro diretor-geral eleito do campus (2015-2023)

O novo diretor-geral do IFPA campus Bragança, professor doutor Abel Pojo, participou de uma cerimônia simbólica de transmissão de cargo no auditório do IFPA campus Bragança nesta sexta-feira (11). O ato junto aos servidores e alunos do campus marcou a transição para a nova gestão, iniciada oficialmente em 1º de agosto. O evento em Bragança contou com a participação do professor Danilo Cunha, diretor-geral no período de 2015 a 2023.

Eleito pela comunidade escolar do IFPA campus Bragança, o professor dr. Abel Pojo assume a direção geral do campus pelos próximos quatro anos (2023-2027), acompanhado pelo chefe do departamento de Administração, Maurício Quadros, que segue no cargo na nova gestão.

Em seu primeiro discurso à comunidade, o professor Abel Pojo sinalizou que o Campus Bragança, o terceiro maior em número de alunos do IFPA, fortalecerá ações para expandir e melhorar a sua estrutura física, com ações concretas para torná-lo mais inclusivo, ecologicamente sustentável e  acolhedor para a diversidade.  

Professor Abel Pojo destaca compromissos da nova gestão com a sustentabilidade, inclusão e diversidade

“Nós precisamos melhorar a estrutura física do campus, melhorar a qualidade para receber melhor nossos alunos e servidores”, destacou Abel Pojo. “O nosso compromisso de cuidar da nossa comunidade também está sendo firmado aqui. E preciso reafirmar outros dois compromissos. O de caminhar para a sustentabilidade e para o acolhimento à diversidade de alunos e alunas que chegam aqui a cada ano. E não é para o futuro. É um compromisso para agora, para hoje.”

 

Professor Danilo Cunha fez um balanço de sua gestão nos últimos oito anos e agradeceu servidores

Danilo Cunha apresenta balanço da gestão 2015-2023

Primeiro a falar ao público na cerimônia de transição, o professor Danilo Cunha fez um balanço de sua gestão de oito anos no IFPA em Bragança, apresentando números que apontam um crescimento robusto do campus. No período, o Campus Bragança dobrou o número de matrículas, tornando-se a maior escola pública da região e a terceira maior escola da Rede Federal no Pará.

O crescimento do número de vagas se sustentou pela abertura de novos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, implementados nos dois ciclos de gestão, e na ampliação do número de salas de aula e laboratórios. A expansão também foi acompanhada pelo estabelecimento de serviços que fazem do IFPA referência na região, como o Restaurante Estudantil inaugurado em 2018. 

Danilo Cunha também enfatizou o investimento na qualidade técnica do corpo docente e de técnicos-administrativos do Campus Bragança. Entre 2015 e 2023, 46 servidores ingressaram em cursos de mestrado ou doutorado e foram liberados de suas atividades em processos de afastamento para qualificação. 

 
Qualificação e aprimoramento: a cada dois meses, um servidor foi liberado para qualificação em mestrado ou doutorado

O professor Danilo Cunha finalizou sua fala agradecendo ao empenho de cada servidor técnico-administrativo, colaborador e docente que passou pelo campus. Primeiro diretor-geral eleito pela comunidade do IFPA campus Bragança, Danilo Cunha fez um agradecimento especial aos servidores que participaram ativamente de sua gestão no campus, entre eles os servidores Rodrigo Barata e Maurício Quadros, que se sucederam no departamento de Administração (antiga direção Administrativa), e os professores Arthur Boscariol, Alexsandra Vasconcelos e Josalídia Sousa, que atuaram na direção de Ensino do campus no ciclo 2015-2023.

Cursos com nota máxima na avaliação do MEC

O professor Arthur Boscariol, pró-reitor de Ensino do IFPA e chefe do departamento de Administração do Campus Bragança nos últimos anos da gestão Danilo Cunha, fez um apanhado dos avanços conquistados pelo campus ao longo dos últimos 8 anos. Entre eles a regularização da oferta de cursos técnicos, a ampliação consistente do número de matrículas e o aprimoramento dos mecanismos de gestão democrática.

Pró-reitor de Ensino do IFPA, Arthur Boscariol foi chefe do Departamento de Ensino e enumerou avanços do campus

Arthur também enumerou conquistas históricas do IFPA campus Bragança, como as duas notas máximas conquistadas pelos cursos de Agroecologia, em 2019, e Geografia em 2023. Nos dois casos, os cursos do Campus Bragança avaliados com nota 5 pelo Ministério da Educação foram os primeiros do IFPA em suas modalidades, tecnológicos e licenciaturas, a alcançar a nota máxima da Avaliação de Curso (INEP/MEC).

Crescimento em cenário desafiador

Chefe do departamento de Administração do IFPA, Maurício Quadros se emocionou ao relembrar os desafios impostos pelos sucessivos cortes e bloqueios orçamentários ocorridos entre os anos de 2019 e 2022. E enalteceu a tenacidade do corpo técnico, docente e de colaboradores em encontrar meios para superar as limitações orçamentárias. 

Maurício Quadros destacou o empenho da equipe de servidores para superar adversidades

Maurício Quadros também destacou os avanços de gestão conquistados nos últimos oito anos, com a qualificação de servidores e com o estabelecimento de novas rotinas de trabalho e setores, consolidados no novo organograma do campus aprovado em 2022.

Também destacou a importância do Restaurante Estudantil, que passou a atender 100% dos alunos do campus a partir de 2019. "Muitos dos nossos alunos não têm o que comer em casa. E fazem aqui a única refeição do dia”, lembrou Maurício Quadros. “Muitas famílias tinham um filho aqui, agora têm dois. Tem aluno que trouxe o irmão, pai que trouxe o filho pra estudar aqui", disse o diretor de Administração.

Cerimônia teve discursos emocionados e homenagens

Repleta de momentos de emoção, a cerimônia simbólica de transição de gestão teve homenagens e discursos emocionados. Como a do aluno Gediel Aviz, o primeiro estudante PCD com síndrome de down com mosaico a concluir um curso de graduação no IFPA, e da professora Josalídia Sousa, que relembrou momentos marcantes de sua passagem pela direção de Ensino. 

Gediel emocionou o público ao relembrar sua trajetória como estudante adulto. Foram seis tentativas de ingresso na graduação pelo Enem até conquistar sua vaga no curso de Agroecologia do IFPA em Bragança, concluído com louvor em 2021. “O IFPA me acolheu e se tornou a minha segunda casa”, disse, emocionado. Depois de concluir a graduação no Campus Bragança, Gediel ingressou e concluiu o curso técnico subsequente em Guia de Turismo no campus e iniciou a sua segunda graduação, na Licenciatura em Educação do Campo.

Gediel Aviz emociona com discurso sobre trajetória no IFPA e deixa recado: "Vou cobrar!"

Professora Josalídia Sousa deixou mensagem de agradecimento aos colegas de gestão

Quem é o novo diretor-geral do IFPA campus Bragança?

Abel Pojo é bacharel em Turismo pela UFPA, mestre em Gestão de Áreas Protegidas pelo INPA e doutor em Geografia Humana pela USP. É egresso do curso técnico em Eventos do IFPA campus Belém (antigo Cefet). No IFPA como professor desde 2014, coordenou os cursos de Gestão Ambiental e Eventos, além de presidir comissões e conduzir projetos de pesquisa e extensão no campus.

Compõem a nova gestão do IFPA campus Bragança os professores Emerson Campos (Depto. de Ensino), Maria Eduarda Pereira (Coord. de Ensino), Simone Santos (Extensão) e Silvana Gomes (Pesquisa).

Novos diretores falam à comunidade do IFPA campus Bragança 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->