Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Educação do Campo aprendem sobre astronomia durante atividade do projeto Desvendando o Céu

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 07h54
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 07h55

Não era uma novidade para os alunos que levam o Projeto Desvendando o Céu para escolas, praças e eventos públicos de Bragança desde 2016. Mas para o grupo que participou da atividade de observação solar na manhã do dia 31 de maio, havia algo de especial.
Eram os alunos da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2021, que se revezavam para observar o astro-rei pelas lentes do Desvendando o Céu; a culminância de uma atividade integrada de Geografia e Física que mexeu com a imaginação da turma, majoritariamente formada por alunos adultos.
Muitos deles jamais tinham utilizado um telescópio para olhar para o céu. Daí o fascínio que a atividade despertou.
A observação solar com o telescópio foi a culminância de uma aula da disciplina Geografia Física I sobre a formação da Terra, ministrada pela professora Aninha Moreira.
"Percebi que alguns alunos não sabiam sobre as galáxias, que temos várias estrelas como o sol. Conversei com o professor Fábio, e ele fez a proposta de fazermos essa atividade", explica Aninha.
O professor Fábio Moura, da Física, coordena o Desvendando o Céu, um projeto de extensão do IFPA premiado que leva os telescópios para escolas e espaços públicos de Bragança e desperta o interesse pela astronomia e pela física. Fábio ministrou uma palestra sobre o a formação do Universo e o Sisema Solar, que terminou com a montagem dos telescópios no jardim. E com a observação do sol e suas manchas solares.