Página inicial > Últimas Notícias > Música no Campus encerra semestre em bate-papo com mestres da canção amazônica

Música no Campus encerra semestre em bate-papo com mestres da canção amazônica

Projeto do IFPA campus Bragança recebeu Neuber Uchôa, Luis Girard e Allan Carvalho para conversa musical com estudantes

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 18h41
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 19h17

Neuber Uchôa, uma das vozes do movimento Roraimeira, se apresentou na tarde da última quinta-feira (29) no auditório do IFPA campus Bragança para uma plateia atenta e curiosa de estudantes.

O cantor e compositor de Boa Vista (RR), considerado uma referência musical na Região Amazônica, dividiu o palco do projeto de extensão Música no Campus, do IFPA, com duas vozes potentes da música paraense, o cantor, compositor e pesquisador musical Allan Carvalho e o multiartista Luis Girard.

Convidados para uma edição especial do Música no Campus, os três cumpriram em Bragança uma agenda de gravação do podcast Mexericos na Maré, realizado por estudantes do IFPA e da UFPA em parceria com a rádio Rosário FM.Os episódios com os artistas vão ao ar a partir desta sexta-feira (30), nas plataformas digitais.

Ouça o episódio do Mexericos na Maré com Allan Carvalho aqui

No Música no Campus, aos estudantes do IFPA, Neuber Uchôa falou sobre a origem do movimento cultural que ficou conhecido como a Roraimeira, 40 anos atrás, além de apresentar canções como “Cruviana”, “Primeira festa” e “Areia”, de sua carreira solo e da parceria com outros dois mestres da canção de Roraima, Eliakim Rufino e Zeca Preto.

“Eu venho aqui alimentar a minha alma de artista. Eu sou um regionalista, um artista que canta pra minha aldeia. E o Pará tem muito a me oferecer, a todos nós nortistas”, diz Neuber Uchôa, entre uma canção e outra. “Pra não se perder é preciso estar sempre em busca do próprio encontro. Eu estou aqui para aprender mais e mais e mais. E voltar para a minha casa com a mala cheia de memórias culturais”, disse o autor de “Cruviana”.

Allan Carvalho, que emenda discos autorais a trabalhos realizados com outros grandes compositores como Ronaldo Silva e Cincinato Jr, apresentou algumas canções de sua safra autoral, como “Oura”, “Tá, meu bem?” e “Folias da Aurora”, atendendo a pedidos do público. Além também compartilhou um pouco do seu processo criativo, permeado pela pesquisa da música popular e por vivências junto a outros mestres da cultura.

“É uma alegria gigante. O nosso movimento dentro da arte está sempre abraçado por alguém e, no caso aqui, o projeto de vocês faz esse abraço gigante na minha trajetória. E isso pra mim é de grande importância, inclusive afetiva”, diz Allan Carvalho.

Luis Girard, que também tem importantes trabalhos de pesquisa musical, falou sobre a alegria de voltar a Bragança e da importância de projetos como o Música no Campus, que permitem o diálogo com outros públicos. Girard falou sobre a influência do brega e do bolero e da cultura radiofônica para sua produção artística, e apresentou algumas canções do seu mais recente trabalho, o disco “Colossal”, permeado por influências latinas e produzido pelo parceiro de palco Allan Carvalho.

O bate-papo com os artistas foi mediado pelo professor Josinaldo Reis, o Tio Bill.

Projeto - A participação de Neuber Uchôa, Allan Carvalho e Luis Girard no Música do Campus marcou o encerramento das atividades do projeto de extensão do Nucleo de Arte e Cultura (NAC) que promove o encontro de artistas com estudantes neste semestre. Criado em 2019, o Música no Campus realizou uma série de encontros presenciais e teve como convidados importantes nomes da música popular paraense como Toni Soares, Almirzinho Gabriel e Salomão Habib. Também passaram pelo Música no Campus artistas de outros estados, como o pianista João Gustavo Kienen, o percussionista Ygor Saunier, o violonista Robert Ruan e a violinista Andreza Siqueira, além de pesquisadores e musicistas destacados e com ligações com a música amazônica.