Página inicial > Últimas Notícias > Educapesca forma primeira turma de aquaviários em cerimônia no IFPA

Educapesca forma primeira turma de aquaviários em cerimônia no IFPA

Alunos de comunidades pesqueiras receberam carteira de pescador profissional da Marinha durante celebração de formatura

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 16h41
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 18h20

O Educapesca, projeto de educação profissional e de elevação da escolaridade dos pescadores de Bragança, formou sua primeira turma de Aquaviários (POP1/MOP1) na quarta-feira (28).

A cerimônia de entrega dos diplomas e carteiras de trabalho marcou a conclusão de mais uma etapa de estudos da primeira turma do projeto, que iniciou suas atividades escolares em abril de 2022. Ao todo 36 alunos concluíram, além da etapa escolar, o curso de formação de aquaviários, ofertado pelo IFPA por meio de um acordo de cooperação técnica com a Marinha do Brasil.

A cerimônia no IFPA reuniu autoridades, professores, formandos e familiares. E culminou com a entrega dos documentos profissionais que habilitam aos novos profissionais da pesca a conduzir embarcações de pequeno e médio porte.

O professor Danilo Cunha, diretor do IFPA campus Bragança, enfatizou o esforço de cada um dos formandos em concluir esta etapa, superando as dificuldades que se impõem à rotina dos estudantes trabalhadores da pesca. E enalteceu a parceria firmada entre o IFPA, a Capitania dos Portos, a Prefeitura de Bragança e a UFPA para a oferta do curso de formação de aquaviários e do projeto Educapesca.

O curso de formação de aquaviários é ofertado desde 2019 pelo Núcleo de Ensino Profissional Marítimo do IFPA campus Bragança (NEPMar) em parceria com a prefeitura e a Capitania dos Portos e já habilitou mais de 600 pescadores profissionais na região.

Secretário de Aquicultura e Pesca, o professor Danilo Gardunho destacou que o projeto Educapesca tem se tornado referência por permitir que trabalhadores da pesca voltem à escola, adaptando o currículo à rotina dos pescadores. "O pescador não deixa de estudar porque quer. É porque a escola regular não permitia que ele pudesse concluir", afirmou Gardunho. O secretário também o esforço dos professores que atuaram na formação do grupo. O prefeito Raimundo Oliveira foi representado na cerimônia de formatura pela secretária de Planejamento e Coordenação de Bragança, Marcely Castanho.

Educapesca promove a elevação da escolaridade

No dia 13 de junho, a primeira turma do Educapesca concluiu o 1º segmento do projeto, que corresponde aos estudos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Mais de 80 alunos de 7 comunidades pesqueiras e da sede do município de Bragança participaram das aulas, que associam o ensino regular dos primeiros anos do Fundamental a conhecimentos técnicos ligados à atividade pesqueira. A formatura do grupo foi realizada no Museu da Marujada.
A primeira turma do Educapesca, batizada de "Paulo Freire", reuniu alunos da sede do município e de 8 comunidades pesqueiras: Treme, Chaú, Carateteua, Eldorado, Ajuruteua, Bonifácio, Bacuriteua, Tamatateua.

Mais de 80 alunos concluíram a primeira etapa de formação do projeto Educapesca no dia 13 de junho (Arquivo IFPA)

O Educapesca é um projeto inovador de Educação Profissional para Jovens e Adultos realizado pela Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca de Bragança, junto à Secretaria Municipal de Educação, Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR/Marinha do Brasil), Instituto Federal do Pará campus Bragança e Universidade Federal do Pará. A iniciativa conta com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar e do Senai/Bragança.

A contribuição do IFPA no Educapesca está na formação técnica dos estudantes, para a certificação profissional pela Marinha do Brasil. O curso se encaixa no perfil da Formação Inicial Continuada (FIC) com Ensino Profissional Tecnológico voltado ao público de jovens e adultos (EJA/EPT).
A conclusão das disciplinas técnicas que compõem o curso de Pescador Profissional Nível I (POP1/MOP1) permite ao profissional comandar embarcações de pesca de pequeno e médio porte, bem como ser responsável pelas máquinas dessas embarcações.

O projeto Educapesca visa a promoção da oferta, o acesso, a permanência e a continuidade da escolarização dos trabalhadores e trabalhadores do setor pesqueiro, bem como a profissionalização e a regularização desses profissionais.