Página inicial > Últimas Notícias > Tem cacau no Quintal Agroecológico do IFPA campus Bragança!

Tem cacau no Quintal Agroecológico do IFPA campus Bragança!

Estudos feitos no campus avaliam adaptação de espécie em sistemas agroflorestais e o uso de óleos essenciais para o controle de pragas e doenças

• Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 21h01
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 12h31

Os pés de cacau (Theobroma cacao) plantados no início de 2020 começaram a dar frutos no Quintal Agroecológico do IFPA campus Bragança. A primeira colheita ocorreu em 2022, mas foi este ano que a produção experimental começou a ganhar volume. Na semana passada, o cacau colhido no campo experimental do IFPA em Bragança chamou a atenção dos alunos que frequentam o espaço.

As bagas dos frutos coletados estão sendo processadas de forma artesanal. A primeira etapa é a fermentação, feita em caixas cobertas com folhas de bananeira.

O processamento artesanal, explica a professora Edna Brito, evita que as sementes germinem e diminui a acidez e a umidade dos grãos, que ainda passarão por etapas de secagem e maturação. A ideia é produzir chocolate agroecológico com as amostras colhidas no campo experimental.

Cacau colhido no Quintal Agroecológico do IFPA campus Bragança: experimentos testam adaptação e formas alternativas para o controle de pragas

O plantio do cacau consorciado a outras espécies como o açaí e as glicerídias é parte de uma série de experimentos desenvolvidos no IFPA em Bragança para testar a produtividade do cacau em sistemas agroflorestais, a adaptação ao solo e ao clima da região e a resistência das variedades testadas a pragas com a utilização de óleos essenciais de plantas.

A perspectiva é que trabalhos realizados pelos próprios alunos ampliem o olhar sobre o cultivo do cacau na região, menos comum hoje do que no passado.

"O cacau já foi muito cultivado na região de Bragança, mas perdeu força por causa de doenças como a vassoura-de-bruxa e outros problemas", explica o técnico em Agropecuária do IFPA Fábio Silva.
Um desses problemas está sendo analisado a fundo pela professora Edna Brito, em sua pesquisa de doutorado: a presença de ácaros das espécies Tuckerella ornata e Tuckerella knorri compromete o tamanho e o peso das sementes, além de causar manchas e rachaduras espessas nos frutos.

Saiba mais em: https://www.univates.br/noticia/33463-estudo-avalia-impacto-de-acaros-em-frutos-de-cacau

Pará é o maior produtor de cacau do Brasil

Aprimorar o manejo do cacau e popularizar o seu cultivo e processamento artesanal tem uma importância estratégica para a região. O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, sendo responsável por mais da metade da produção nacional; a região da Transamazônica e do Baixo Tocantins concentram os maiores polos cacaueiros.

Atualmente cerca de 100 pés de cacau comum estão plantados na área de experimentos agrícolas do IFPA campus Bragança, parte deles nos três Sistemas Agroflorestais implantados dentro do campus. "A opção pelo cacau comum se deve pelo tempo de colheita mais curto e pela facilidade da coleta", explica Felipe Vieira, aluno da turma 2019 de Agroecologia que tem trabalhado com o cacau. "Existe uma relevância econômica, é uma cultura com alto valor comercial. E é uma espécie da floresta", diz o estudante.

Processo de fermentação artesanal feito com a folha da bananeira leva de 5 a 7 dias e altera o sabor do produto final