Página inicial > Últimas Notícias > IFPA conquista 30 medalhas em torneio estadual de judô

IFPA conquista 30 medalhas em torneio estadual de judô

Atletas que participam de projeto de extensão no Campus Bragança se destacaram no 2º Circuito Paraense da modalidade

• Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 14h18
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 15h54

Bragança dominou o pódio do 2º Circuito Paraense de Judô troféu "Wady Charone Filho", organizado pela Federação Paraense (Fpaju) nos dias 5 e 6 de maio em Belém. Foram 30 medalhas conquistadas em diversas categorias pela delegação bragantina, composta por atletas que participam de um projeto de extensão no Campus Bragança.
Criado em 2022 pelo sensei Jonatas Cruz, o "Praticando Judô no IFPA Campus Bragança" oferece aulas gratuitas de judô e jiu-jítsu três vezes por semana no campus. Atualmente, 63 atletas frequentam as atividades, que além de artes marciais ensinam sobre disciplina, saúde mental e primeiros socorros.
Os atletas são moradores da região, a maior parte deles da Vila Sinhá e do Taíra estudantes das escolas estaduais e municipais dos dois bairros e também do próprio IFPA. O projeto também recebe crianças de outros bairros e de algumas escolas particulares.
"O projeto é gratuito, mas os alunos precisam 'pagar'. A moeda de troca é o sucesso nas médias escolares", diz o professor Jonatas Cruz, que ministra as aulas de forma voluntária. O sensei explica que o acompanhamento das famílias sobre o desempenho escolar dos atletas é obrigatório. "O resultado é que a maior parte deles melhora na escola. A gente observa também uma melhoria no convívio em casa e nas relações sociais", diz o mestre.
A delegação de 31 atletas de Bragança conquistou 30 medalhas na competição, realizada no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer em Belém: 21 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze. Alguns pódios foram formados exclusivamente por atletas da delegação do projeto do IFPA de Bragança.
Entre os destaques da competição estavam dois atletas bragantinos que já estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado em junho no Rio de Janeiro: José Mateus Oliveira Reis e Edilene Sousa, ambos com 16 anos.

Os atletas que participam do projeto de extensão são federados pela Associação Peixinho Samurai, parceira da iniciativa.

Outro destaque na competição foi Rebeca Vitória, aluna do curso técnico em Pesca do IFPA, que conquistou a medalha de prata sub-18 e ouro no sub-21 +70kg. Rebeca, que é atleta da Associação Campos Judô, de Bragança, tem baixa visão e é atendida pelo Napne do IFPA campus Bragança.

Conheça o projeto

O projeto de extensão "Praticando Judô no IFPA campus Bragança" atende 63 jovens atletas. "O projeto começou em 2022 com 6 alunos. Hoje são 63, mas temos 102 inscritos. Não atendemos mais por causa da restrição do espaço", explica o sensei Cruz.
As aulas são ministradas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h. Às vésperas de campeonatos, os treinos ocorrem todos os dias. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse
instagram.com/ifpadojo ou entre em contato pelo número (91) 98198-2157.
Além do apoio do IFPA, o projeto de judô conta com a colaboração de moradores e pequenos empresários, que contribuem diretamente nas viagens e nas despesas com a aquisição de materiais esportivos e outros custos. Entre eles estão o grupo "O Mais Barato", Charles Oliveira, prof. Márcio Erick, Escola Pingo de Gente, Dr. Nadson Monteiro, Raimundo Oliveira, Família Seabra, Alfa Trader e Tay Story.