Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e Secretaria de Agricultura iniciam diálogo para cooperação técnica

IFPA e Secretaria de Agricultura iniciam diálogo para cooperação técnica

Parceria entre Campus Bragança e Secretaria Municipal de Agricultura quer popularizar sistemas agroflorestais entre agricultores da região

• Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 17h06
Equipe da Secretaria de Agricultura visita área de produção do IFPA campus Bragança

O IFPA campus Bragança recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Bragança na manhã desta sexta (5). O objetivo do encontro com professores e com a gestão do Instituto Federal é estabelecer uma parceria entre as duas instituições.
O secretário municipal de Agricultura, Sandro Castanho, foi recebido no Quintal Agroecológico do IFPA pela professora Edna Brito, que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com Sistemas Agroflorestais (SAFs) e a adaptação de espécies como a uva e a pitaia para o solo e o clima da região.
"A nossa intenção é estreitar as relações com o IFPA e iniciar uma parceria que vai favorecer o nosso produtor local", diz o secretário Sandro Castanho. "É trazer o produtor para cá, para conhecer o que está sendo desenvolvido aqui, e levar esse trabalho para as comunidades", resumiu o secretário de Agricultura, em conversa com alunos dos cursos de Agroecologia e Agropecuária. No Quintal Agroecológico, o secretário pôde observar de perto experimentos feitos por alunos e professores do IFPA para a produção de cacau, pitaia, mandioca, mamão e uva, entre outras culturas.

Os técnicos da secretaria visitaram a área de produção do IFPA e também puderam conversar com o chefe do departamento de Administração do campus, Maurício Quadros, e com os professores que coordenam as ações de Extensão e Estágio. Além do intercâmbio de informações técnicas, a parceria entre IFPA e a prefeitura abre novas possibilidades de estágio para os profissionais em formação no Instituto Federal junto aos projetos desenvolvidos pela secretaria na região Bragantina.
Os sistemas agroflorestais, com foco na fruticultura, são um tema de especial interesse por consorciar diferentes tipos de cultura e permitir a produção de forma agroecológica e sustentável por pequenos e médios produtores. O IFPA tem implantado SAFs dentro do próprio campus de Bragança e em atividades de extensão.
Ex-aluno do IFPA, o técnico em agropecuária Pedro Vianna participa da articulação entre as duas instituições que deve se estender para outros projetos na área da educação e da extensão rural.
Durante a visita, o Secretário de Agricultura de Bragança acenou também com a possibilidade de cooperação para a aquisição de insumos e utilização de equipamentos para ampliar o alcance das pesquisas feitas pelo IFPA em Bragança.