Página inicial > Últimas Notícias > Paneiro do Mangal: Mulheres do Tamatateua montam agenda de mutirões para o primeiro semestre

Grupo de mulheres do Tamatateua retoma atividade de projeto, que tem o apoio do IFPA, UFPA, Rare e Inã

• Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 11h47
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 11h49

O projeto Paneiro do Mangal, que reúne o grupo de Mulheres Guerreiras do Tamatateua, retoma suas atividades em 2023 com uma agenda de mutirões na comunidade. Para este ano, o coletivo elegeu o tema "Sem feminismo não há agroecologia" para nortear os trabalhos e discussões do grupo.
Serão três mutirões em março e abril para dinamizar o cultivo de frutas e hortaliças nos quintais de três famílias do grupo, com a implementação de quintais agroecológicos. As atividades contam com o apoio técnico de professores e alunos do IFPA campus Bragança.
No último sábado (11), as mulheres que fazem o Paneiro fizeram uma reunião de avaliação e de planejamento, traçando os objetivos para 2023. Além dos mutirões, o coletivo pretende fortalecer os canais de comunicação do projeto e ampliar a base de parceiros. Atualmente, 18 parceiros recebem mensalmente os paneiros com os itens produzidos pelas mulheres nos quintais do Tamatateua.
No encontro de sábado, as professoras Silvana Gomes, Edna Brito, Luciana Leal e Simone Santos do IFPA se juntaram ao grupo, para contribuir com o trabalho das mulheres do Tamatateua. Também participaram do encontro os professores Abel Pojo, Ednaldo Ferreira e Josinaldo Reis (tio Bill), do IFPA, e a professora Roberta Barbosa, do LabPexca/UFPA, junto com os estudantes Felipe Vieira, Yasmin Macedo e Jean Sousa.

Já conhece o Paneiro do Mangal?

O Paneiro do Mangal é uma iniciativa do Grupo de Mulheres Guerreiras do Tamatateua, em Bragança (PA), que conta com o apoio do Instituto Federal do Pará campus Bragança, Rare do Brasil, LabPexca, Universidade Federal do Pará campus Bragança, Instituto Inã , projeto Aluno Repórter, e da Rádio Rosário FM 106,7.
O grupo de mulheres do Tamatateua monta paneiros com itens produzidos nos quintais do Tamatateua, hortaliças, frutas, farinha, mariscos, entre outros produtos agroecológicos, que são entregues aos sábados, aos parceiros em Bragança e região. As encomendas podem ser feitas diretamente ao grupo, pelo Instagram ou pelo número (91) 99333-1462.
A renda dos paneiros fortalece as famílias do Tamatateua e o Clube da Poupança, projeto de economia solidária mantido desde 2019 na comunidade.