Página inicial > Últimas Notícias > Educapesca: alunos participam de aula prática de primeiros socorros no IFPA campus Bragança

Ministrada pelo Corpo de Bombeiros, atividade é a culminância da disciplina sobre medidas de prevenção e de assistência imediata após acidentes

• Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 11h39
  • Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 11h43

Alunos que participam do projeto Educapesca puderam ver na prática como executar cuidados imediatos a vítimas de acidentes durante uma aula de primeiros socorros ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bragança, no dia 21 de janeiro, sábado. A atividade, no auditório do IFPA campus Bragança, foi a primeira de quatro aulas práticas com os bombeiros previstas para a turma de pescadores e pescadoras que participam do Educapesca este ano.
Primeiros socorros é um dos componentes curriculares do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulado à Educação Profissional criado pela Prefeitura de Bragança em parceria com o IFPA campus Bragança e a Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança. Participam das primeiras turmas do Educapesca pescadores e agricultores adultos de 9 comunidades da região.
A ação de instrução com técnicas de primeiros socorros é a culminância de uma disciplina técnica ministrada para a turma que vai desde medidas de prevenção a acidentes até cuidados médicos imediatos, necessários em situações como quedas, fraturas, queimaduras ou afogamentos, explica o professor Francisco José Santos, do IFPA, que coordena as disciplinas técnicas no Educapesca. "Esse tipo de atividade ensina como se portar diande de possíveis acidentes nos seus locais de trabalho, na sua rotina produtiva na pesca ou na agricultura", sinaliza o professor.
Participaram da atividade no auditório do IFPA os alunos das turmas das comunidades do Eldorado, Chaú e da sede do município. No dia 28, a oficina de primeiros socorros será em Ajuruteua, reunindo as turmas da Praia, da Vila do Bonifácio, do Tamatateua e do Bacuriteua. No dia 30 e 31, a atividade prática de primeiros socorros será realizada no Treme e no Caratateua.

O que é o Educapesca?

O Educapesca atende pescadores e agricultores adultos que estão buscando concluir o Ensino Fundamental e oferece a formação articulada ao ensino técnico.
A participação do IFPA no projeto se dá justamente na articulação com a Educação Profissional e Tecnológica, pela oferta de cursos FIC/EJA, de Formação Inicial Continuada, voltados para a pesca a partir do NepMAR, o Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar), em articulação com a Marinha do Brasil.
Nos últimos 3 anos mais de 200 pescadores da região puderam fazer cursos de formação de aquaviários com a certificação de pescador profissional (FCAQ-III C/M Nível 1) pela parceria entre IFPA, Prefeitura e Marinha.