Página inicial > Últimas Notícias > Semana Internacional dos Surdos terá oficinas de Língua Brasileira de Sinais no IFPA

Campus Bragança faz mutirão para ajudar servidores e colaboradores a se comunicar em Libras com alunos e visitantes surdos

• Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 08h07
  • Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 08h07

O IFPA campus Bragança promove um ciclo de atividades sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a Semana Internacional dos Surdos. A programação inclui oficinas com noções básicas voltadas para servidores e colaboradores, entre os dias 19 e 23 de setembro.

O objetivo das atividades é qualificar os servidores a se comunicar com estudantes ou visitantes surdos. Atualmente, o IFPA campus Bragança tem apenas um aluno surdo matriculado, mas a perspectiva é ampliar o acesso e melhorar o atendimento a este público em Bragança.

Ao longo do ano foram ofertados cursos de Libras para servidores e alunos, em parceria com a Prefeitura de Bragança, permitindo que a interação com surdos ocorresse de forma mais natural durante as atividades escolares e outros serviços do campus.

Desta vez, o foco das oficinas são os servidores que atuam nos setores técnico-administrativos e colaboradores de serviços como o restaurante estudantil, das equipes de limpeza, transportes, portaria e manutenção.

A ideia, colocada à frente pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), é ampliar o acesso e melhorar a acolhida a estudantes surdos que já frequentam o IFPA ou que ainda serão recebidos nos próximos processos seletivos.

A programação da Semana Internacional dos Surdos contará ainda com uma palestra do professor surdo José Ribamar (mestrando do PPLSA/UFPA), na terça-feira (20), às 10h, e com a participação de uma passeata organizada pela Secretaria Municipal de Educação agendada para o dia 26/9, na Praça dos Eventos.

A Semana Internacional dos Surdos engloba outras datas importantes como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Nacional dos Surdos (26/9). Veja a programação: