Página inicial > Últimas Notícias > Projeto oferta curso de informática básica para jovens de comunidades das Resex no IFPA

Aulas nos laboratórios do Campus Bragança fazem parte de ações do Mangues da Amazônia

• Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 21h50
  • Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 10h13

Estudantes do Tamatateua, do Taperaçu e da Vila do Bonifácio visitaram o IFPA campus Bragança no último sábado (14) para participar da primeira aula do curso de informática básica ofertado pelo IF em parceria com o projeto Mangues da Amazônia.

Nos próximos quatro meses, as salas e laboratórios do IFPA servirão como ponto de encontro para jovens que já participam das atividades do Mangues da Amazônia em suas comunidades - ações de educação ambiental, de pesquisa e de recomposição de áreas degradadas de manguezal nas áreas das reservas extrativistas marinhas (resex) da região.

No IFPA, eles vão aprender sobre o uso do computador, da internet, das redes sociais e dispositivos móveis, além de noções sobre empreendedorismo.

Coordenador local do curso, Rodrigo Barata afirma que a oferta das turmas de informática básica coloca em prática os termos de uma parceria firmada em 2018, mas que só se concretiza agora, após a retomada de atividades presenciais no Campus Bragança. Rodrigo enfatizou os esforços para oferecer a melhor experiência possível no campus: muitos dos participantes do curso nunca tinham visitado o IFPA e puderam conhecer os espaços e alguns dos serviços oferecidos no campus; outros poderão voltar ao IFPA um dia como alunos dos cursos regulares.

Além dos jovens do Tamatateua e do Taperaçu, também participam do curso de informática 20 meninas da Vila do Bonifácio que atuam no projeto "Ciência é Praia das Meninas", contemplado pelo edital "Meninas na Ciência" (nº 3/2022) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará.

O curso de informática básica em parceria com o IFPA prevê a formação de 140 alunos. Os 60 primeiros iniciaram a atividade no último sábado, em duas turmas, e seguem com aulas no IFPA ao longo dos próximos meses. No início do segundo semestre, mais duas turmas ingressam para as atividades no Campus Bragança.

A professora Gracielly Cardoso, atualmente no IFPA campus Vigia e convidada a participar do projeto, acompanhará uma das turmas. "Esse curso foi pensado para a realidade deles, com uma linguagem simples que permita o desenvolvimento das habilidades que eles já têm. E com os dispositivos disponíveis", explica.

Também estiveram presentes na aula inaugural a professora Maria Eduarda Pereira, coordenadora do Setor de Extensão do campus, John Gomes, gestor do Projeto Mangues da Amazônia, Diego Carneiro, coordenador da área socioambiental do projeto e Artur dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, além de convidados e da equipe do Mangues da Amazônia.

O Mangues é realizado pelo Instituto Peabiru e pela Associação Sarambuí com apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) da UFPA com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.