Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto oferta curso de informática básica para jovens de comunidades das Resex no IFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto oferta curso de informática básica para jovens de comunidades das Resex no IFPA

Aulas nos laboratórios do Campus Bragança fazem parte de ações do Mangues da Amazônia

  • Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 21h50
  • Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 10h13
imagem sem descrição.

Estudantes do Tamatateua, do Taperaçu e da Vila do Bonifácio visitaram o IFPA campus Bragança no último sábado (14) para participar da primeira aula do curso de informática básica ofertado pelo IF em parceria com o projeto Mangues da Amazônia.

Nos próximos quatro meses, as salas e laboratórios do IFPA servirão como ponto de encontro para jovens que já participam das atividades do Mangues da Amazônia em suas comunidades - ações de educação ambiental, de pesquisa e de recomposição de áreas degradadas de manguezal nas áreas das reservas extrativistas marinhas (resex) da região.

No IFPA, eles vão aprender sobre o uso do computador, da internet, das redes sociais e dispositivos móveis, além de noções sobre empreendedorismo.

Coordenador local do curso, Rodrigo Barata afirma que a oferta das turmas de informática básica coloca em prática os termos de uma parceria firmada em 2018, mas que só se concretiza agora, após a retomada de atividades presenciais no Campus Bragança. Rodrigo enfatizou os esforços para oferecer a melhor experiência possível no campus: muitos dos participantes do curso nunca tinham visitado o IFPA e puderam conhecer os espaços e alguns dos serviços oferecidos no campus; outros poderão voltar ao IFPA um dia como alunos dos cursos regulares.

 
Além dos jovens do Tamatateua e do Taperaçu, também participam do curso de informática 20 meninas da Vila do Bonifácio que atuam no projeto "Ciência é Praia das Meninas", contemplado pelo edital "Meninas na Ciência" (nº 3/2022) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará.

O curso de informática básica em parceria com o IFPA prevê a formação de 140 alunos. Os 60 primeiros iniciaram a atividade no último sábado, em duas turmas, e seguem com aulas no IFPA ao longo dos próximos meses. No início do segundo semestre, mais duas turmas ingressam para as atividades no Campus Bragança.

A professora Gracielly Cardoso, atualmente no IFPA campus Vigia e convidada a participar do projeto, acompanhará uma das turmas. "Esse curso foi pensado para a realidade deles, com uma linguagem simples que permita o desenvolvimento das habilidades que eles já têm. E com os dispositivos disponíveis", explica.

Também estiveram presentes na aula inaugural a professora Maria Eduarda Pereira, coordenadora do Setor de Extensão do campus, John Gomes, gestor do Projeto Mangues da Amazônia, Diego Carneiro, coordenador da área socioambiental do projeto e Artur dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, além de convidados e da equipe do Mangues da Amazônia.

O Mangues é realizado pelo Instituto Peabiru e pela Associação Sarambuí com apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) da UFPA com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->