Página inicial > Últimas Notícias > Nova Olinda: Alunos do IFPA campus Bragança visitam fazenda marinha que produz ostras em Augusto Corrêa

Turmas de Aquicultura conhecem a produção de associação de ostreicultores da comunidade de Nova Olinda

• Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 20h38
  • Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h09

É numa das curvas do rio Emboraí Velho, no maretório da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, nordeste do Pará, que uma fazenda marinha mantida e administrada por uma associação de aquicultores produz as ostras mais famosas do Pará.

Reconhecidos pelo sabor e pela qualidade em todo o país, as ostras de Nova Olinda ajudaram a reconfigurar as relações de trabalho e produção na comunidade a 45 km da sede do município de Augusto Corrêa. A iniciativa deu os primeiros passos em 2001 e se consolidou ao longo dos anos. Atualmente, mais de 800 mil ostras são produzidas na região, gerando emprego e renda.

Estudantes dos cursos Técnico em Aquicultura do IFPA campus Bragança puderam conhecer de perto o empreendimento, em uma série de visitas técnicas e aulas práticas entre os dias 8 e 21 de dezembro.
Conduzidas pelo professor Josinaldo Reis, o Tio Bill, as atividades em Nova Olinda reuniram as três turmas de Aquicultura, promovendo uma imersão no ambiente de trabalho dos profissionais do setor.

“Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto a fazenda marinha da Associação de Agricultores e Aquicultores de Nova Olinda (Agromar) e foram recepcionados por suas principais lideranças. Nessas visitas, os estudantes puderam, de maneira integrada, relacionar os conhecimentos referentes às diversas disciplinas discutidos em sala de aula”, explica o professor Bill.

Os alunos puderam conhecer os sistemas de produção flutuante implementados pela Agromar em Nova Olinda e a trajetória organizacional da associação, a principal produtora de ostras do litoral norte do Brasil. Durante as visitas, os alunos do IFPA também puderam participar de uma roda de conversa com o ostreicultor Miguel Reis, uma das maiores referência no cultivo de ostras na região e criador de uma tecnologia social de cultivo de ostras de maneira flutuante.

“Acho que foi de extrema importância para o nosso desenvolvimento profissional”, diz Allysson Santos, de 16 anos, aluno do 2o ano de Aquicultura. “As aulas com práticas possibilitam um maior conhecimento e aprimoramento dos conhecimentos técnico”, afirma Ana Rita da Costa, de 16 anos, da turma 2021.

O professor Josinaldo Reis agradeceu o apoio dos representantes da Agromar, em nome dos senhores Carlos Jorge, Miguel Reis e Augusto, e enfatizou a importância das atividades práticas para formação profissional técnica em Aquicultura.

Durante as visitas, temas ligados a diversas disciplinas do curso puderam ser discutidos em campo, com a participação dos professores e de profissionais. Entre elas “Empreendedorismo na Aquicultura” e “Associativismo e Cooperativismo”, ministradas pelo professor Josinaldo Reis; “Fundamentos de Economia e Comercialização” e “Biologia Aquática” conduzidas nas diferentes turmas pelo professor Edinaldo Ferreira; “Biologia I B”, ministrada pelo prof. Mauro Melo; Tópicos Especiais, ministrada pelo prof. Francisco José Santos; e “Projeto integrador”, ministrada pela professora Ingrid Tomaz Cunha.