Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e UFPA iniciam diálogo sobre acompanhamento a alunos com Necessidades Educacionais Específicas em Bragança

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 09h42
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 12h10

Uma aluna do IFPA acompanhada pelo Napne foi aprovada no vestibular da UFPA em Bragança e motivou o início de um diálogo entre as duas instituições sobre o atendimento a alunos com necessidades educacionais específicas.

A Else Vitória é aluna do curso de Eventos do IFPA e foi aprovada no curso de Ciências Naturais no campus universitário de Bragança da UF. Após a etapa de matrícula da estudante na faculdade, professores das duas instituições passaram a compartilhar informações sobre o acompanhamento à estudante.

O diálogo entre as duas instituições culminou com uma visita do professor Dioniso Sampaio, diretor da Faculdade de Ciências Naturais (Facin/Iecos), e da pedagoga Simone Braga, da UFPA, ao Napne do IFPA campus Bragança, no dia 27 de março. A conversa também teve a participação da professora Katia Aguiar, da Apae, que acompanhou Else desde os anos finais do Ensino Fundamental.

"A Else possui deficiência intelectual e grande habilidade artística para a pintura, ganhando premiações nacionais", diz a professora Nívia Costa, coordenadora do Napne no IFPA campus Bragança. O diálogo com a Universidade Federal do Pará, que passa acolher Else, é uma etapa importante no acompanhando de alunos como ela, diz Nívia. E abre um novo caminho para esses alunos.

Atualmente, o Campus Bragança atende pelo Napne mais de 70 estudantes com necessidades educacionais específicas, oferecendo suporte para que continuem e tenham êxito em suas jornadas escolares.

A reunião no Napne também teve a participação da pedagoga do IFPA Alessandra Sampaio, da intérprete de Libras Thayane Ferreira, que atua junto ao Napne, e da mãe da estudante.

Quer saber mais sobre o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFPA campus Bragança? Faça uma visita à sala do Napne no térreo do Bloco Pedagógico e conheça os projetos desenvolvidos.