Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

A biblioteca do IFPA campus Bragança abriga um acervo de 1.706 obras e 8.169 exemplares, disponíveis para consulta e empréstimo por estudantes, servidores e comunidade externa. Também disponibiliza consulta a acervos digitais e a utilização de seus espaços para pesquisa e estudo individual e em grupo. Veja a lista completa de serviços da biblioteca do campus abaixo.

Consultar acervo

Fale com a biblioteca por e-mail em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A biblioteca do campus funciona como uma coordenação de apoio ao processo de ensino-aprendizagem diretamente subordinada ao Departamento de Ensino do campus. É responsável em atender a comunidade acadêmica e o público em geral, na forma de seu regulamento, prestando serviços bibliográficos e informações que contribuam para o desenvolvimento dos programas de ensino e pesquisa da instituição e para socialização da cultura.

Horário de funcionamento

Segunda e sexta: 9h às 18h
Terça, quarta e quinta: 9h às 20h

Ao acessar a biblioteca os usuários deverão utilizar os armários de guarda-volumes para armazenar materiais como pastas, mochilas, bolsas, malas, pacotes, sacolas, e outros objetos dessa natureza. 

Cadastro

Para o empréstimo e consulta de obras é necessário se cadastrar na biblioteca previamente. O cadastro é feito no balcão de informações. 
Docentes e servidores técnicos-administrativos devem apresentar identidade e comprovante de vínculo com o IFPA. Para estudantes é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de matrícula corrente.

Prazo de empréstimo

O prazo de empréstimo é de 7 dias para técnicos-administrativos e discentes e de 15 dias para docentes.

Quantidade de obras

Discentes e técnicos-administrativos podem fazer o empréstimo de até 3 obras. 

Docentes podem fazer o empréstimo de até 5 obras.

- Obras de referências (dicionários, enciclopédias, folhetos, catálogos) são apenas para consulta.
- Mesmo os materiais de consulta devem ser registrados no sistema. Dirija-se com o material em mãos para o balcão de atendimento. 

Infrações e penalidades

O atraso na entrega da publicação implica na suspensão do serviço de empréstimo pelo dobro de dias em atraso.
Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, o leitor deverá realizar sua substituição por outro exemplar (edição igual ou mais atualizada); ou exemplar similar à obra original (em caso de obra esgotada).

Serviços

Com a finalidade de garantir a rapidez, agilidade e eficiência no atendimento, encontram-se à disposição dos usuários os seguintes serviços:

  • Consulta e empréstimo: A consulta é livre a todo tipo de material pertencente ao acervo. O empréstimo é facultado apenas aos usuários cadastrados na Biblioteca.
  • Consulta à internet para estudos e pesquisas: a biblioteca dispões de 5 (cinco) computadores disponíveis aos usuários para uso exclusivo em seus
    estudos e pesquisas. 
  • Consulta ao acervo: Disponibiliza aos usuários consulta através do software Pergamum, pelo link: 
    http://www.pergamum.ifpa.edu.br/pergamum/biblioteca
  • Renovação do empréstimo: Disponibiliza aos usuários a renovação da obra emprestada (somente 3 renovações) por meio do software Pergamum no link: http://www.pergamum.ifpa.edu.br/pergamum/mobile/index.php
  • Elaboração de ficha catalográfica
    A ficha catalográfica é requerida pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Sendo necessário o envio da Folha de Rosto, Resumo e o
    informe do total de folhas do trabalho acadêmico.
  • Consulta ao Portal da Capes
    O uso do Portal é livre e gratuito, sendo o acesso feito a partir de qualquer terminal ligado à internet através das instituições participantes no seguinte
    endereço: http://www.periódicos.capes.gov.br
  • Cabine Individual de Estudo
    A Biblioteca do IFPA campus Bragança disponibiliza aos usuários 10 (dez) cabines individuais de estudo.
Assunto(s): ,
Fim do conteúdo da página
-->