Página inicial > Últimas Notícias > Fórum 2024: Estudantes aprovam proposta de trabalho da Assistência Estudantil para 2024

Orçamento foi a pauta principal do Fórum da Assistência Estudantil, na última segunda-feira (19)

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h04
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 08h29

Reunidos no auditório do campus, representantes de turma dos cursos do IFPA campus Bragança analisaram e aprovaram o plano de trabalho da Assistência Estudantil para o ano de 2024. O principal ponto de discussão foi a distribuição do orçamento destinado às ações da Assistência Estudantil no campus.

O Fórum da Assistência Estudantil é um evento público realizado no início de cada ano em que os estudantes, por meio de seus representantes de turma, são convidados a debater as prioridades da Assistência - setor responsável por coordenar ações voltadas à permanência e êxito dos discentes em seus cursos.

A proposta apresentada pelo Setor, detalhada pelos membros da Assistência, foi analisada ponto a ponto e aprovada, por unanimidade, ao final das discussões. Apenas 3 estudantes presentes no auditório se abstiveram na votação final.

Embora seja cosultivo por definição, o Fórum da Assistência Estudantil do IFPA campus Bragança abre espaço para apresentação de propostas pelos estudantes e servidores e funciona também como um momento de esclarecimentos sobre as ações da gestão relaciondas à assistência aos estudantes.

Durante a edição 2024 do Fórum, temas diversos foram abordados, como o funcionamento e o custeio de visitas técnicas, recursos para a participação em eventos, o valor pago por refeição no restaurante e a dinamica de uso dos aparelhos de ar condicionado.

Participaram do Fórum, além dos membros do Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas, o diretor-geral do IFPA campus Bragança, professor Abel Pojo, o chefe do Departamento de Administração, Maurício Quadros, e o chefe do Setor de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional, Michel Andrade.

Fórum da Assistência reuniu representantes de turma e gestores no auditório do campus

Planejamento prevê Auxílio Permanência em dois editais

O planejamento orçamentário apresentado durante o Fórum da Assistência Estudantil toma como base o valor destinado às ações de assistência no orçamento do campus, de R$ 947.823,66.

A maior parte do orçamento da Assistência é destinada ao contrato do Restaurante Estudantil. Na planilha apresentada, o orçamento da Assistência custeará parte do valor global de funcionamento do restaurante, que alcança R$ 1,3 milhão para 200 almoços e 850 lanches.

A planilha também prevê dois editais da Auxílio Permanência, em abril e setembro, totalizando 120 bolsas/alunos contemplados com parcelas de R$ 200,00. Também estão previstas a distribuição de 22 auxílios PCD, com parcelas de R$ 300. Veja a proposta aprovada no quadro.

Proposta analisada durante o Fórum. Saldo negativo representa o valor a ser complementado com recursos de outras fontes.

Além dos editais de auxílio, a Assistência incluiu em seu planejamento 40 bolsas de R$700 para o custeio de estudantes participantes dos Jogos dos Institutos Federais; e duas bolsas de auxílio eventual, no valor de R$ 1,2 mil cada.
A planilha também detalha que algumas ações da Assistência Estudantil serão custeadas pela fonte principal, do orçamento do campus, ou pela reitoria. É o caso da contratação de intérprete de Libras, da aquisição de material pedagógico e das bolsas de Pesquisa, Extensão e Ensino.

Estudantes da graduação e dos cursos integrados e subsequentes participaram do Fórum, junto aos representantes de turma