Página inicial > Últimas Notícias > Novembro Negro em Bragança. IFPA sedia evento a partir do dia 20.

Novembro Negro em Bragança. IFPA sedia evento a partir do dia 20.

Atividades culturais, oficinas e debates são realizados ao longo de todo o mês em comunidades quilombolas, escolas e espaços públicos da cidade. Na semana do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a programação será concentrada no IFPA campus Bragança.

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 17h34
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 13h36

A Rede Aquilombar, Rede de Lideranças Quilombolas e Povos Tradicionais de Matriz Africana (POTMAs) dos Caetés, convida para uma programação conjunta alusiva ao mês da Consciência Negra em Bragança (PA). Este ano, a programação será realizada em seis quilombos da região dos Caetés: Itamoari, Jacarequara, Bela Aurora, Torre, Camiranga e América. Também há atividades programadas para ocorrer na escola estadual Mâncio Ribeiro, na orla da cidade e no IFPA campus Bragança.

A programação "Novembro Negro: tecendo redes", que começou dia primeiro, com um café da manhã no quilombo do América, na sede da ARQUIA (Associação Remanescente da Comunidade Quilombola do América, se estende por todo o mês, abrindo espaços de discussão coletiva e de atividades culturais. Estão previstos debates sobre temas como colorismo, educação antirracista, educação escolar quilombola, entre outros. Também está na agenda a realização de uma sessão especial na Câmara dos Vereadores de Bragança com a participação de lideranças quilombolas e representantes de movimentos sociais da região.

Nos dia 3, 4 e 5, as atividades foram realizadas no quilombo do Itamoari, no dia 11 no quilombo do Torre, no dia 15 em Camiranga. Dia 19 haverá um evento cultural na Orla de Bragança e no dia 25 paralelamente nos quilombos do Jacarequara e Bela Aurora. Veja a programação completa nos cards abaixo.

A escola estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro ao longo deste mês está executando o projeto Afroindígenas dentro do calendário organizado pela Rede Aquilombar e parceiros.

Programação no IFPA campus Bragança

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, começa a programação do "Novembro Negro" no IFPA campus Bragança, com uma mesa quilombola às 9h no auditório e uma edição especial do Cine Marielle Franco, às 19h, com uma mostra audiovisual caeteuara.

O dia 21 é reservado para oficinas de tranças e de capoeira no IFPA, com uma roda de conversa com o tema "Colorismo: quem é negro no Brasil?" (19h) e uma mostra de clipes musicais organizado pela "Pororoca Videomusic", às 20h.

Dia 23, nosso auditório recebe uma mesa-redonda sobre heteroidentificação (9h), uma roda de conversa sobre literatura afro-brasileira (14h), uma apresentação  da turma Educação do Campo 2021 sobre planos de ensino antirracista (16h) e uma programação cultural, às 17h30, com Flores de Aruanda (grupo musical de mulheres da Casa de Umbanda Espada de São Jorge de Tracuateua), encerrando as atividades no campus Bragança.

Sobre a Rede Aquilombar
A Rede Aquilombar é uma rede composta por liderancas quilombolas dos municípios de Bragança (Quilombo do America), Tracuateua (Quilombo do Torre, Jurussaca, Campo Novo e Cigano), Santa Luzia (Jacarequara e Pimenteira) e Cachoeira do Piria (Itamoari, Bela Aurora e Camiranga) e ainda pelo Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social e pelo Centro Cultural Maria do Bairro. A programação do "Novembro Negro: tecendo redes" é patrocinada pelo Fundo Social ELAS+ Doar para Transformar através do edital Aliança Negra pelo Fim da Violência, e é uma realização da Rede Aquilombar em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Indígenas do IFPA Campus Bragança, o Instituto Sarambuí, Projeto Mangues da Amazônia, E.E.E.F.M. Mâncio Ribeiro e Coletiva Cabokètykas.