Página inicial > Últimas Notícias > FIC: Pescadores do pargo concluem curso de formação de Aquaviários em Bragança

FIC: Pescadores do pargo concluem curso de formação de Aquaviários em Bragança

Em cerimônia no IFPA, 46 alunos receberam a certificação para atuar na pesca profissional emitida pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 19h29
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 19h43

O IFPA campus Bragança certificou, nesta terça-feira (14), 46 novos pescadores profissionais, concluintes do curso de Formação de Aquaviários.
O curso é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o IFPA, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca. E é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, Senai e Samu de Bragança.
A cerimônia de entrega do diploma e da carteira profissional de pescador foi realizada no auditório do campus e reuniu duas turmas. Ao todo, 46 alunos receberam a certificação. A maior parte deles já atua profissionalmente na pesca do pargo (Lutjanus purpureus).
O registro na Capitania dos Portos, e a expedição do documento profissional de pescador, são necessários para tripular e conduzir embarcações de pequeno e médio porte. O curso inclui desde elementos de segurança da navegação até orientações sobre como contornar situações de emergência a bordo.

A entrega das carteiras profissionais contou com a presença dos professores Danilo Gardunho, Secretário de Aquicultura e Pesca do Município de Bragança, Danilo Cunha, diretor do IFPA campus Bragança, e do professor Francisco José, coordenador do Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar) do IFPA campus Bragança. Também estiveram presentes o vereador Chiquinho Mendes, representando a Câmara Municipal de Bragança, e o oficial sargento Ribeiro, da Capitania dos Portos.
"Três dos alunos desta turma fizeram o curso técnico de pesca aqui no IFPA e voltaram pra essa formação", destaca o professor Francisco José.
Em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca de Bragança, o IFPA tem desenvolvido uma série de ações voltadas à formação dos profissionais que atuam no setor pesqueiro. Saiba mais em braganca.ifpa.edu.br.

Fotos: Gabriela Sarmento e Mario Junior