Página inicial > Últimas Notícias > Fórum da Assistência Estudantil: veja o planejamento orçamentário aprovado para 2023

Campus Bragança define a oferta de 140 bolsas de Auxílio Permanência em dois editais, custeio para os JIFs e para o funcionamento do restaurante estudantil, entre outras ações

• Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 17h51
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 19h01

Representantes de turma, alunos, professores e gestores participaram da edição 2023 do Fórum da Assistência Estudantil do IFPA campus Bragança, realizada na última quinta-feira (16), no auditório do campus. Durante o fórum, a comunidade escolar apreciou e aprovou a proposta orçamentária para as ações de assistência estudantil no Campus Bragança para o ano de 2023.

As duas principais ações previstas são os editais de Auxílio Permanência, que contemplarão 140 estudantes do campus, e o custeio do Restaurante Estudantil, que prevê o atendimento integral dos alunos do campus (veja a planilha abaixo).

Voltado a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, o Auxílio Permanência prevê a concessão de bolsas em até oito parcelas de R$ 200 para contribuir com despesas de alimentação, transporte, moradia, atenção à saúde, creche e apoio pedagógico, visando a permanência e o êxito do estudante na escola. Este ano, serão dois editais. O primeiro, já lançado, pode ser acessado pelo link https://braganca.ifpa.edu.br/component/content/article?id=556. O segundo edital sairá após a matrícula dos novos alunos, a partir de março.

IFPA ofertará 20 bolsas de auxílio PCD em Bragança

O Fórum da Assistência também definiu a distribuição de 20 bolsas do Auxílio PCD, no valor de R$ 300 por parcela, e de duas do chamado Auxílio Eventual, em no máximo 3 parcelas.

Também ficou definido a destinação de 50 bolsas de parcela única para participação nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), e seis bolsas para os auxílios Pesquisa, Extensão e Ensino, complementares aos editais próprios já previstos.

Planejamento orçamentário 2023 da Assistência Estudantil

Ao Restaurante Estudantil, será destinada a maior parcela de recursos, R$ 1.045.000, com previsão de atendimento de 700 alunos ao longo do ano. Na prática, os recursos destinados pela ação 2994 da Assistência Estudantil custeiam apenas parte do funcionamento do restaurante, que é complementado com recursos do campus e da reitoria para atender à totalidade dos estudantes do campus: em 2023 todos os estudantes terão direto a lanchar no campus. Estudantes que estudam em mais de um turno poderão almoçar no IFPA.

Chefe do departamento de Administração, Maurício Quadros chamou a atenção para a necessidade de se evitar o desperdício na utilização do restaurante, incluindo casos em que estudantes no campus deixam de fazer a refeição destinada a eles. Também lembrou do aumento da demanda por auxílios voltados a pessoas com necessidades educacionais específicas e dos esforços do campus para tornar o IFPA um espaço cada vez mais acessível.

Os estudantes que participaram do Fórum puderam sanar suas dúvidas sobre a origem e destinação de recursos e, ao final do encontro, votaram pela aprovação do planejamento orçamentário 2023 da Assistência Estudantil.

Para mais informações sobre os editais de auxílio, acesse braganca.ifpa.edu.br/assistencia ou visite a Sala da Assistência Estudantil, no térreo do Bloco Administrativo do IFPA campus Bragança.

- Ata do Fórum da Assistência Estudantil 2023 (publicado em 23/02/2023)