Página inicial > Últimas Notícias > Paneiro do Mangal: mulheres do Tamatateua visitam a área de produção do IFPA e trocam experiências com alunos e professores

Ouça aqui a edição especial do informativo do projeto de extensão com essa história

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 12h00
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 12h00

As mulheres que fazem os Paneiros do Mangal do Tamatateua estiveram no IFPA campus Bragança no último sábado (23) para visitar o Quintal Agroecológico e outros espaços pedagógicos. As histórias dessa visita estão registradas no episódio especial do informativo “Paneiro do Mangal”, que pode ser ouvido abaixo.

A visita começou pelo EcoEspaço Edgar de Souza Cordeiro, dedicado a ações de educação ambiental e onde são produzidas mudas de espécies nativas da região. O grupo participou de uma conversa com os alunos do curso de Agropecuária turmas 2021 e 2022. Estudantes de outros cursos que atuam nas áreas de produção do campus ou desenvolvem pesquisas também participaram do papo.
Coordenador do EcoEspaço, o professor Roberto Sena falou sobre as atividades desenvolvidas no local e ressaltou a importância desse diálogo com o público. "O Ecoespaço existe para receber a comunidade aqui no campus, para desenvolver ações de educação ambiental", explicou.

As mulheres do Paneiro também conheceram a área de produção, onde são realizadas atividades dos cursos ligados ao campo. O aluno Felipe Vieira, da Agroecologia 2019, explicou sobre os quintais agroecológicos, mostrando como é possível criar um sistema agroflorestal no próprio quintal, em um modelo de agricultura sintrópica. A ideia é cultivar, no mesmo espaço, hortaliças, legumes e frutas com características e tempos de cultivo diferentes. Assim, a colheita é feita ao longo do ano, em um trabalho que também contribuir com a recomposição da floresta.
No fim da visita, as mulheres conversaram com as professoras Edna Brito e Silvana Gomes, no quintal do IFPA. O momento foi de troca de experiências sobre cultivo e produção. Chamou a atenção das visitantes os trabalhos de cultivo de pitaias consorciadas com gliricidias, uvas e até morangos feitas de forma experimental no Campus Bragança. "O nosso foco é esse, levar para a comunidade que é possível produzir produtos agroecológicos, para que essas pessoas possam produzir seu alimento de forma mais saudável e sustentável", explica Edna Brito.

Já conhece o Paneiro do Mangal?
O Paneiro do Mangal é uma iniciativa do Grupo de Mulheres Guerreiras do Tamatateua, em Bragança (PA), que conta com o apoio do Instituto Federal do Pará campus Bragança, Rare do Brasil, LabPexca, Universidade Federal do Pará campus Bragança, Instituto Inã , projeto Aluno Repórter, e da Rádio Rosário FM 106,7.
O grupo de mulheres do Tamatateua monta paneiros com itens produzidos nos quintais do Tamatateua, hortaliças, frutas, farinha, mariscos, entre outros produtos agroecológicos, que são entregues aos sábados, aos parceiros em Bragança e região. As encomendas podem ser feitas diretamente ao grupo, pelo Instagram ou pelo número (91) 99333-1462.
A renda dos paneiros fortalece as famílias do Tamatateua e o Clube da Poupança, projeto de economia solidária mantido desde 2019 na comunidade.