Página inicial > Últimas Notícias > Educapesca: docentes do IFPA participam do lançamento oficial do projeto Educapesca

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 17h21
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 16h11

O IFPA campus Bragança participou do lançamento oficial do projeto Educapesca, voltado para a formação profissional de pescadores e marisqueiros do município de Bragança (PA). A cerimônia, prestigiada por mais de 200 pescadores e autoridades públicas, ocorreu no Teatro do Liceu da Música de Bragança na última quinta-feira (31).

O projeto Educapesca é conduzido pelas secretarias municipais de Educação e de Aquicultura e Pesca de Bragança e conta com apoio institucional do Instituto Federal do Pará e da Universidade Federal do Pará e a parceria do Senai Bragança e do Corpo de Bombeiros.

A parceria visa a promover a oferta, o acesso, a permanência e a continuidade da escolarização de pessoas que atuam no setor da pesca e modo flexível e compatível com a realidade dos trabalhadores, bem como a profissionalização e a regularização desses profissionais.

Desde 2020, em parceria com a Capitania dos Portos e a Marinha do Brasil, o IFPA tem atuado na formação de pescadores profissionais pela oferta de cursos de curta duração do tipo POP, de formação de aquaviários, que habilita profissionais para atuar no setor pesqueiro e na condução ou tripulação de embarcações de pequeno porte.

Previsto no planejamento institucional do IFPA, a oferta do curso de Pescador Especializado - Nível 3 (PEP), requer dos participantes a conclusão do Ensino Fundamental, ou equivalente, o que será atendido com o projeto Educapesca.

Representaram o IFPA no lançamento do Educapesca os professores Danilo Cunha, diretor-geral do Campus Bragança, Francisco José, coordenador do Núcleo de Ensino Profissional Marítimo (NEPmar) do IFPA campus Bragança, os coordenadores de curso Ingrid Cunha (Aquicultura) e Edinaldo Ferreira (Pesca) e o servidor Willian Sfrendrech, técnico em pesca que atua nos projetos no Nepmar.