Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa de mobilização alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Bragança

Professores e alunos do IFPA campus Bragança participaram de uma carreata pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo que reuniu pais, professores e gestores engajados na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nesta sexta-feira (1).
  • Publicado: Sábado, 02 de Abril de 2022, 14h31
  • Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 16h40
Alunos da turma 2018 do curso de Licenciatura em Física, docentes e técnicos do IFPA se reuniram na Praça dos Eventos para se juntar à mobilização local, que percorreu o centro de Bragança chamando a atenção para o TEA.

O autismo é uma condição de saúde que se caracteriza principalmente pelo déficit na socialização e dificuldade na comunicação verbal e não verbal. Não se trata, porém, de uma doença, mas de uma condição que requer acompanhamento especializado.

O IFPA campus Bragança recebeu, em 2022, seu primeiro aluno TEA, aprovado para o curso técnico em Pesca. Esdras Wesley Ryan, de 16 anos, participou da atividade do Dia Mundial do Autismo acompanhado pela mãe, Edna de Jesus, orgulhosa da conquista do filho.

“Pra mim foi uma surpresa. Eu não sabia que o IFPA tinha esse atendimento. Ele foi muito bem recebido e está animado. Aos poucos vai se entrosando”, diz Edna.

A chegada de Wesley tem mobilizado não só a turma, mas toda a equipe de servidores e professores do IFPA. Acolhido pelo Napne, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, Wesley terá o acompanhamento de um professor que fará o Atendimento Educacional Especializado (AEE), cedido pela Prefeitura de Bragança ao IFPA. “Ele atuará no acompanhamento escolar e pedagógico, em atividades de contraturno, dando o suporte que o Wesley precisa”, explica a professora Nivia Costa, coordenadora do Napne do IFPA campus Bragança. A vinda de um professor AEE cedido pela prefeitura fortalece os atendimentos feitos pelo Napne. Atualmente, 20 estudantes de graduação e cursos técnicos contam com apoio pedagógico do núcleo, que prepara ciclos de formação sobre atendimento educacional especializado voltados para professores e técnicos.

O professor Ednaldo Ferreira, coordenador do curso de Pesca, participou da mobilização com os alunos do IFPA e tem se empenhado para engajar todo o grupo de professores e alunos do curso. A professora Nila Madureira, que também tem trabalhos voltados ao atendimento de estudantes TEA, participou da atividade na praça.

A participação massiva dos alunos de Física ocorre dentro do contexto de uma disciplina ministrada neste semestre pela professora Nivia Costa, Vivência na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, obrigatório no curso do IFPA campus Bragança.

A carreata pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reuniu pais, professores e grupos ligados ao atendimento de pessoas com necessidades especiais em Bragança, como a APAE Bragança e o Centro de Referência em Atendimento Terapêutico Educacional Moendy Akã, ligado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança.

Concentrados na Praça de Eventos, os participantes da mobilização percorreram as principais ruas da cidade, dando visibilidade à causa.Oficialmente celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo convida ao acolhimento e à reflexão sobre a necessidade de oferecer acesso universal aos serviços de saúde e educação a crianças do espectro autista.