Página inicial > Últimas Notícias > O Paneiro do Mangal está de volta e cheio de novidades!

O Paneiro do Mangal está de volta e cheio de novidades!

As mulheres do Tamatateua que participam do projeto e enchem os paneiros com produtos colhidos ou produzidos em seus próprios quintais se reuniram no dia 12 de março para traçar os planos para 2022. E vem coisa boa por aí!

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 11h02
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 12h41

O encontro contou com a participação de vários convidados: Érica Jimenez, da Rare Brasil, a professora Roberta Sá, do Labpexca/UFPA, o professor Abel Pojo, do IFPA campus Bragança, e as alunas da turma 2021 de Gestão Ambiental do IFPA. Junto ao grupo de mulheres, eles conduziram um bate-papo sobre o planejamento e a integração do projeto com as ações da comunidade.
Na pauta estavam a definição das atividades para o ano de 2022, entre elas a realização de oficinas agroecológicas voltadas para aumentar a produção nos quintais, e a retomada do informativo Paneiros do Mangal, que agora conta com a parceria do videomaker Ruan Brito, aluno do curso de Aquicultura.
O grupo também definiu estratégias para garantir a regularidade das entregas dos itens do paneiro aos parceiros.
A pesquisadora da universidade de Cambridge Raquel Gebara acompanhou o bate-papo com as mulheres do Tamatetua. Ela participará das atividades do grupo ao longo do mês e vai contribuir com os processos de divulgação e possível captação de recursos para ampliar o alcance do Paneiro.

Paneiro
Já conhece o Paneiro?

O Paneiro do Mangal é uma iniciativa do Grupo de Mulheres Guerreiras do Tamatateua que conta com o apoio do Instituto Federal do Pará campus Bragança, Rare do Brasil, LabPexca, Universidade Federal do Pará campus Bragança e Instituto Inã.
O grupo de mulheres do Tamatateua monta paneiros com itens produzidos nos quintais do Tamatateua, hortaliças, frutas, farinha, mariscos, entre outros produtos agroecológicos, que são entregues aos sábados, aos parceiros em Bragança e região. As encomendas podem ser feitas diretamente ao grupo, pelo Instagram ou pelo número (91) 99333-1462.
A renda dos paneiros fortalece as famílias do Tamatateua e o Clube da Poupança, projeto de economia solidária mantido desde 2019 na comunidade.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse instagram.com/paneirodomangal