Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos de Alunas do Campus Bragança são destaque no Meninas na Ciência

Trabalhos de Alunas do Campus Bragança são destaque no Meninas na Ciência

Evento em Belém reuniu estudantes dos 18 campi do IFPA para jornada de apresentação de 64 iniciativas desenvolvidas por jovens pesquisadoras paraenses

• Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 21h51
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 13h27

Três trabalhos desenvolvidos por alunas do IFPA campus Bragança ganharam destaque na programação do evento Meninas na Ciência, promovido em Belém pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) do Instituto Federal do Pará.

O evento faz alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização das Nações Unidas para fortalecer o envolvimento de mulheres com a pesquisa científica, celebrado mundialmente em 11 de fevereiro.

Para Laiane Ferreira da Silva, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas e representante da equipe do projeto "Ciência é praia das meninas", participar do evento foi uma forma de contribuir com a quebra de estereótipos ainda atribuídos às mulheres. “Em nosso projeto, o objetivo foi incentivar meninas de 10 a 16 anos de comunidades tradicionais da região bragantina a entrarem no mundo da ciência e da tecnologia para que, mais à frente, elas possam ocupar esse lugar e incentivar outras meninas à ciência”, destacou.

Além do "Ciência é Praia das Meninas", que teve como orientador o professor Cleidson Paiva Gomes e atividades na Vila do Bonifácio, região de Ajuruteua, o Campus Bragança esteve representado no evento em Belém por mais dois trabalhos. Um na área de educação e outro na área de produção agroecológica.

A estudante Geisa Naisa Tavares Naziazeno, aluna da graduação em Geografia e do PPGCADS/IFPA, apresentou o trabalho "Vida de quem, para quê e para quem? Uma análise das temáticas subjetividade, cidadania e trabalho nas obras didáticas aprovadas para serem escolhidas nos Projetos de Vida do PNLD 2021", orientado pelo professor Sérgio Ricardo Pereira Cardoso.

Já a aluna Maria Eduarda Barroso da Silva levou ao evento o trabalho "Prospecção da Entomofauna na cultura da pitaya e manejo ecológico de pragas", desenvolvido sob orientação da professora Edna A. da Silva Brito. A professora Edna acompanhou as estudantes do IFPA campus Bragança na atividade realizada em Belém.

Sobre o Meninas na Ciência
Criado em 2019, durante o XI Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação (SICTI), ocorrido em Marabá, o evento "Meninas na Ciência" nasceu com o propósito de evidenciar a vocação técnico-científica feminina em projetos de pesquisa e promover a permanência na carreira acadêmica nas diversas áreas do conhecimento, com premiações aos trabalhos científicos apresentados pelas meninas. Em 2020 e 2021, a PROPPG incentivou a realização de atividades por jovens pesquisadoras a partir de editais dedicados exclusivamente a este público.

Para a professora Ana Paula Palheta Santana, pró-eeitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o evento é a concretização de um sonho. “Este espaço é para que a gente também se comprometa. Que vocês também possam multiplicá-lo nos campi a partir da vida de vocês, exemplificar que é possível chegar a um lugar em que possamos escolher, praticar, exercitar nossa cidadania, usar a nossa voz de uma maneira que mais pessoas se sintam atendidas, que mais pessoas se sintam reconhecidas. É fundamental que a gente mantenha esse espaço social, o diálogo, o respeito, a tolerância aos diferentes e às diferentes”, disse.