Página inicial > Últimas Notícias > IFPA campus Bragança inicia retomada gradual de atividades presenciais com acolhida a turmas de Aquicultura e Física

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 19h47
  • Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 17h55

O IFPA campus Bragança recebeu, nesta quarta-feira (29), pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, uma turma de calouros para uma acolhida presencial.

Os alunos da turma 2021 da Aquicultura, aprovados no último processo seletivo, puderam conhecer as salas de aulas, os laboratórios e as áreas de atividades práticas e de convivência do Instituto Federal do Pará em Bragança, além dos colegas de turma que só conheciam por meio dos encontros virtuais.

A turma de novos alunos foi recepcionada por professores do curso e pelos diretores do campus, numa calorosa cerimônia de boas-vindas que marca também o início da retomada gradual de atividades presenciais no IFPA campus Bragança.

A recepção contou com o apoio da turma 2019 da Aquicultura. Os veteranos produziram um vídeo de boas-vindas aos novos alunos (veja no link), com imagens das atividades práticas desenvolvidas antes e durante a pandemia de covid-19.

A acolhida presencial foi precedida pela distribuição de kits de equipamentos de proteção individual (EPI) aos alunos, com máscara e protetor facial, e de orientações de saúde e segurança sanitária no campus.

A preparação do IFPA para o reinício das atividades presenciais e as orientações sobre este momento podem ser encontradas em braganca.ifpa.edu.br/retomada.

Além dos calouros de Aquicultura, o IFPA também recebeu as turmas de Física 2020 e Aquicultura 2020, que estiveram no campus em locais e horários distintos.

O diretor geral do IFPA campus Bragança, professor Danilo Cunha, fez a fala de boas-vindas aos novos e antigos alunos e enfatizou os esforços do IFPA em garantir que a retomada de atividades presenciais ocorra de forma segura e responsável: “Após quase 560 dias de pandemia, em que tivemos que lidar com a suspensão de atividades e com uma rotina de aulas remotas, estamos iniciando o segundo semestre de 2021 de forma híbrida. Hoje, com a participação de alunos e pais, e tomando sempre todos os cuidados para evitar a disseminação da covid-19, tivemos o prazer de receber duas turmas de Aquicultura e uma de Física no campus”, disse o professor Danilo Cunha. “O IFPA campus Bragança demonstra mais uma vez o respeito com sua comunidade, apresentando de forma transparente todas as ações e medidas tomadas para que possamos preservar a qualidade do ensino e a saúde de nossos alunos e servidores. Desejo a todos que sejam bem-vindos.”

Acolhida virtual teve mais de 500 interações e orientações sobre procedimentos de segurança no campus

Pela manhã, mais de 300 pessoas participaram da acolhida virtual 2021.2, aberta a toda a comunidade e transmitida pelo Facebook. O evento, que marca o início do novo semestre, foi conduzido pela professora Aninha Melo, coordenadora de Ensino do IFPA campus Bragança, e contou com a participação da direção do campus.

Foram apresentados detalhes sobre o plano de retomada de atividades presenciais (disponível em braganca.ifpa.edu.br/retomada), o zoneamento do campus, que passará a receber os estudantes por duas entradas para evitar aglomerações, e os horários de atividades, além de outras orientações.

Maurício Quadros, do Departamento de Administração, apresentou todos equipamentos instalados no campus para a retomada, como os biombos de proteção dos setores administrativos, as pias para higienização das mãos e dispensadores de álcool gel espalhados pelo campus. Também foram listadas as aquisições de insumos e equipamentos que passarão a fazer parte da rotina de alunos e servidores, como tapetes sanitizantes, máscaras descartáveis, faceshields e termômetros.