Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Arte e Cultura: inscrições abertas para curso sobre música erudita

Núcleo de Arte e Cultura: inscrições abertas para curso sobre música erudita

• Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h07
  • Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 21h35

Bach, Beethoven e Mozart não são exatamente os rostos mais populares no mundo das redes sociais e aplicativos de mensagens. Mas basta olhar - ou ouvir - com mais atenção para encontrar referências às suas obras em tudo o que se produz no mundo das artes. Nos virais do TikTok, nos comerciais de TV, nas séries e filmes de todos os gêneros, nos desenhos animados: a música erudita está em todos os lugares!

E é pra despertar ouvidos atentos que um grupo de alunos e professores do IFPA campus Bragança criou um projeto de extensão que trata justamente da influência da música erudita na cultura. O projeto "Música erudita e apreciação musical: a diferença entre ouvir e escutar" será ministrado pela internet, com encontros que pretendem ser mais bate-papo do que aula. E prevê algumas atividades presenciais, ao longo de um semestre.

A proposta da "escuta ativa", explica o professor João de Deus, do IFPA, leva o participante a perceber que a música faz parte das nossas vidas - mais do que imaginamos. O objetivo é “desmistificar a ideia de que a música erudita é complicada e elitista”, explica o professor.

“A ideia que se tem, no senso comum, é que ela está ligada à nobreza, aos ricos, ou é apenas música de conservatório, quando na verdade não é isso. Muitas vezes ela é mal compreendida, até mesmo por não ser tão ‘cancioneira’, como a música que toca nas rádios”.

Mas até no rádio é possível captar referências a grandes compositores eruditos. Quando toca o “Bum Bum Tan Tan”, hit do funkeiro paulista MC Fioti, é a flauta da “Partita em lá menor”, de Bach, composta em 1723, que gruda na cabeça. Nas olimpíadas de Tóquio, o Brasil viu a ginasta Rebeca Andrade conquistar a prata no solo ao som de uma versão de “Baile de Favela” que misturava o os versos do funkeiro MC João com o clássico “Tocata e Fuga”, do mesmo Bach. Um feat perfeito.

O curso, gratuito, terá 30 vagas, 10 delas reservadas para alunos do IFPA. E terá 140 horas de duração. Tempo suficiente para fazer um passeio histórico pelos principais períodos e estilos musicais eruditos, observando sua forma e conteúdo, a relação dos sons com as emoções e sentimentos e as noções básicas sobre teoria musical. E claro, sua influência na cultura contemporânea.

O projeto foi escrito pelo professor João de Deus com o auxílio do aluno Victor Leal, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 2019, e foi contemplado no edital do IFPArte (edital nº01/2021 da Pró-Reitoria de Extensão do IFPA).

Serviço
As inscrições para o curso "Música erudita e apreciação musical: a diferença entre ouvir e escutar" vão até o dia 6 de outubro, exclusivamente por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
As atividades vão de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, de forma híbrida (virtual/presencial). Os interessados, maiores de 12 anos, devem enviar os dados (nome, idade, escolaridade ou escola, endereço e telefone para contato) para o e-mail com o assunto “INSCRIÇÃO”. Não é exigido ter conhecimentos prévios.