Página inicial > Últimas Notícias > Turma de TDS cria site sobre o curso a partir de proposta de projeto integrador

Turma de TDS cria site sobre o curso a partir de proposta de projeto integrador

• Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 10h47
  • Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 19h26

Estudantes do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IFPA campus Bragança, turma 2018, produziram e colocaram no ar um site especial sobre o curso que agora pode ser acessado por todos. O site TDS2018 é resultado de um trabalho coletivo, que envolveu estudantes e professores de cinco disciplinas, e que culminou com uma apresentação sobre o projeto realizada no dia 16 de junho.

Acesse o site do projeto integrador da turma TDS 2018

Com a construção do site, os alunos de Desenvolvimento de Sistemas puderam colocar em prática o que aprenderam durante as aulas de Programação WEB II, ministradas pela professora Silvia Brabo. Hospedado em uma plataforma gratuita do Google, o site reúne recursos multimídia e conteúdos produzidos pelos próprios estudantes.

A diferença do projeto é a integração com outras disciplinas: história, química, biologia, língua portuguesa e educação física, além das disciplinas técnicas específicas de TDS.

A proposta, diz o memorial do projeto, é apresentar as informações sobre o curso de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do IFPA campus Bragança, a partir da experiência da turma de 2018, com o registro de atividades, visitas técnicas, eventos e informações sobre a estrutura do campus em Bragança.

A proposta foi apresentada à turma pela professora Silvia Brabo como forma de envolver os estudantes, concludentes do curso, em um trabalho que pudesse ser realizado por todos de forma remota. A turma 2018 concluiu o curso em meio à suspensão de atividades presenciais, em razão da pandemia de covid-19.

Organizados em equipes, os estudantes planejaram, distribuíram e executaram atividades que foram da coleta ao tratamento das informações até o desenvolvimento do design e das funcionalidades do site. Além disso, explica a professora, a integração permitiu o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe. “Muitas vezes, a convivência e interação com o grupo é desafiadora, mas também agrega muitos conhecimentos”, diz o texto publicado pelos próprios estudantes sobre o projeto no site.

Outras habilidades trabalhadas no projeto se alinham com os propósitos das disciplinas. Um dos grupos tratou de temas relacionados a história, a conteúdos da biologia, química e de língua portuguesa, criando uma experiência de fato integradora, que agora pode ter seu resultado acessado pela internet.