Página inicial > Últimas Notícias > Colação de grau em sala virtual do IFPA campus Bragança reúne mais de 150 pessoas

A terceira cerimônia virtual realizada no campus teve transmissão simultânea pelo YouTube. Reveja.

• Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 18h24
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 18h26

Concluintes dos cursos de Agroecologia, Física e Gestão Ambiental puderam compartilhar com amigos e convidados a cerimônia virtual de colação de grau realizada nesta quinta-feira (24) no IFPA campus Bragança.

O evento é o terceiro feito por videoconferência no campus e foi acompanhado por mais de 150 espectadores, que participaram da cerimônia em duas salas simultâneas, na plataforma Google Meet e no YouTube.

Em razão das restrições de atividades presenciais no auditório do campus, por causa da pandemia de covid-19, o IFPA campus Bragança passou a realizar as cerimônias de colação de grau por videoconferência. A solenidade segue um protocolo simplificado, específico para os eventos virtuais, mas que mantém com rigor os elementos fundamentais de todas as colações de grau: a emoção dos formandos, os juramentos e discursos dos oradores e as despedidas dos mestres.

Na cerimônia desta tarde, 31 alunos do IFPA campus Bragança tiveram a outorga do grau concedida pelo diretor do campus, professor Danilo Cunha. Em discurso, Danilo falou sobre os desafios superados pelos formandos nos últimos semestres, com a suspensão de atividades presenciais e as inúmeras perdas impostas pela pandemia da covid-19. Quebrando o protocolo, o professor Danilo Cunha convidou os participantes do evento a fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia.

As perdas da pandemia também foram lembradas nas falas dos formandos. Em outro momento tocante, a oradora do curso de Gestão Ambiental prestou homenagem à estudante Édiely Pereira Henrique, de 26 anos, que morreu vítima de um acidente de moto no início de 2020. Os colegas empunharam rosas para lembrar de Édiely, que tinha atuação destacada como pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia Molecular e Neuroecologia (LBN) do IFPA campus Bragança.

A cerimônia de colação de grau marca o encerramento do ciclo da graduação e o início do ciclo profissional para 20 formados no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, seis do curso de Tecnologia em Agroecologia e 5 professores formados na Licenciatura em Física.

A colação teve a participação dos coordenadores dos cursos, da diretora de Ensino do Campus, professora Josalídia Reis, e de membros da Comissão Permanente de Colação de Grau do campus, além de convidados e amigos.

Para rever a cerimônia, acesse o link https://youtu.be/PGewVta0qyM.