Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Mudas cultivadas no EcoEspaço são doadas para agricultores familiares de Bragança
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mudas cultivadas no EcoEspaço são doadas para agricultores familiares de Bragança

Trezentas unidades de espécies nativas foram entregues à Comissão da Feira da Agricultura Familiar de Bragança no sábado (17) 

  • Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 19h27
  • Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 16h30
imagem sem descrição.

O EcoEspaço do IFPA campus Bragança fez a doação de 300 mudas de espécies nativas para agricultores familiares da região. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Água e à Semana da Árvore Amazônica, celebrados em março.

As mudas foram entregues à Comissão da Feira da Agricultura Familiar de Bragança no sábado (17) e distribuídas pela comissão, no mesmo dia, a 30 produtores rurais que participam da Feira da Agricultura Familiar, organizada aos sábados. 

A ação, segundo o professor Roberto Senna, atende a um duplo propósito: o de incentivar o plantio de espécies nativas nas propriedades rurais da região e o de dar continuidade às ações permanentes do EcoEspaço, que foram reduzidas no campus em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. 

Ainda segundo o professor Roberto, as mudas doadas estavam passando do tempo de serem plantadas, por isso a necessidade de fazer a entrega. “Nós fizemos este contato com a comissão e repassamos as mudas para que eles fizessem a distribuição entre os próprios produtores. Justamente para que não perdêssemos essa quantidade de mudas”, explica o professor. 

 

Toda a operação de retirada das mudas do campus e de entrega à Comissão da Feira da Agricultura Familiar foi realizada seguindo protocolos sanitários com a utilização de EPIs e sem a participação de estudantes. 

Foram doadas mudas de andiroba, jambeiro, magno, ipê roxo, bacupari e araçá-boi. Parte das mudas foi produzidas por alunos das turmas de 2017 e 2018 de Gestão Ambiental durante a disciplina de Biodiversidade Flora, antes da pandemia. 

O EcoEspaço Dr. Edgar de Souza Cordeiro é uma área destinada a atividades de educação ambiental dentro do Campus Bragança, que abriga também um viveiro de mudas de espécies nativas da região, entre outros experimentos. O espaço produz e distribui regularmente centenas de mudas a prefeituras e organizações, contribuindo com ações de reflorestamento, arborização urbana e de conscientização sobre a preservação das florestas. Além de integrar as ações do curso de Gestão Ambiental e da Comissão de Meio Ambiente do campus. 



registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->