Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos repórteres do IFPA campus Bragança participam da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Estudantes participaram da cobertura colaborativa da feira, no Hangar, entrevistando autores, artistas e visitantes

  • Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 07h07
  • Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 23h36
  • Acessos: 461
imagem sem descrição.

Estudantes do IFPA campus Bragança que fazem parte do projeto Aluno Repórter participam da cobertura colaborativa da rádio web durante a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Todo o conteúdo produzido pelos alunos vai ao ar ao vivo na programação da rádio (ouça em www.alunoreporter.com.br) e também pode ser acessado na página oficial do projeto no Facebook. 

São entrevistas e reportagens com autores, livreiros, professores, visitantes e artistas abordando temas relacionados a cultura e educação. O estúdio da rádio é aberto ao público e está montado no estande da Seduc, ao lado da Arena Multivozes. Por lá já passaram convidados como os músicos Paulo Uchoa e Almirzinho Gabriel, o escritor Denis Giroto, o arte-educador Gabriel Luz (Sarita Themonia), as secretárias de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, e de Educação, professora Leila Freira, e o governador do Pará, Helder Barbalho, entre mais de uma centena de convidados.

O Aluno Repórter é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Seduc em Bragança em parceria com a Fundação Educadora de Comunicação há 11 anos. Em 2019, passou a contar com a participação de estudantes do IFPA. Na web rádio, os alunos do Campus Bragança apresentam um programa semanal de uma hora, o Comitiva Sonora, produzindo entrevistas e reportagens sobre temas relacionados à comunidade.

 

Acesse o álbum de fotos da Feira do Livro (em breve)

Na segunda (26), o estúdio da rádio reuniu as alunas representantes do Pará nos parlamentos juvenis para uma debate sobre a participação dos jovens na política. A conversa foi mediada pela aluna repórter do IFPA Giselly Correa, eleita em 2019 para o Parlamento Juvenil do Mercosul (ParlaSul) e que representou o estado no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) em 2018. Participaram da conversa as estudantes Camila Gemaque Maciel, finalista do PJB 2019, e Luana Coutinho, que participou do projeto Jovem Senador em 2018. O bate-papo foi transmitido ao vivo pela rádio Educadora FM de Bragança. 

No fim da tarde, o estúdio do Aluno Repórter recebeu a visita da pedagoga Adriana Porto, que atua no IFPA, para uma conversa sobre diversidade, educação e juventude. A entrevista contou com a participação do diretor de comunicação do IFPA, João Augusto Rodrigues, e abordou temas como o racismo, a violência de gênero, o machismo, a transfobia e o respeito às diferenças no ambiente educacional. O debate sobre questões LGBTQIA+ foi o tema do terceiro dia da feira, que este ano abre espaço para as Multivozes.  

No domingo (25), segundo dia da feira, o professor do IFPA Tiago Veloso foi um dos entrevistados, convidando o público para participar da tarde de autógrafos do livro “O Urbano e o Metropolitano em Belém: (re) Configurações Socioespaciais e Estratégias de Planejamento e Gestão”. Lançado pela editora Consequência, o livro reúne artigos sobre planejamento urbano organizados pelo professor Tiago Veloso em parceria com o professor Saint-Clair Trindade Junior, da UFPA. A tarde de autógrafos ocorreu na segunda-feira (26), no estande da editora Vozes.

Na terça-feira (27), a cultura afro-brasileira ganhou destaque na programação, com uma entrevista ao vivo com algumas das vozes que passaram pela Arena Multivozes, como Elizabeth Pantoja (Mameto Muagile),  Joyce Cursino, Lou JuaraJ e Jeff Moraes. 

À tarde, o som da rabeca e o ritmo da marujada de Bragança tomou conta da Arena Multivozes, com a apresentação dos marujos e marujas da Comitiva de São Benedito.

A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue aberta até o dia 1º de setembro, no Hangar, com entrada franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página