Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professora do IFPA participa de projeto que reúne memória de família de migrantes nordestinos no interior da Amazônia

Professora Dra. Nivia Maria Vieira Costa divide com a mãe, tias, primos, irmãos e sobrinhos a tarefa de recontar a história da própria família, um retrato sobre a migração nordestina para a Amazônia no começo do século XX

  • Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 08h38
  • Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 09h04
  • Acessos: 942

A história dos Peixoto Vieira se parece com a de muitos Oliveiras, Silvas, Limas e Ferreiras, entre tantas outras famílias de migrantes que fizeram o caminho entre o sertão nordestino e o interior da Amazônia ao longo do século XX. É a história de uma família, contada pela memória de três gerações que está publicada no livro “Entre Galhos e Raízes”, recém-lançado pelo selo Pedro e João Editores e disponível para download gratuito aqui

"Entre galhos e raízes" pode ser baixado gratuitamente

A segunda parte reúne narrativas de experiências de vida e práticas culturais importantes para se compreender um pouco do universo cultural amazônico, a partir da cidade de Capanema, onde a família ainda reside.Os Peixoto Vieira, mais especificamente Maria da Conceição e Aderaldo Peixoto e Luiza Camerino Barbosa e Camerino Barbosa Vieira, percorreram o caminho para a Amazônia a partir de 1915 e se instalaram na cidade de Capanema, a 45 km de Bragança. Quem refaz essa história, pela memória e por documentos, são seus descendentes, em narrativas com forte tom autobiográfico, mas que apresentam um olhar sobre o percurso histórico-social da migração nordestina para a região. Esse percurso domina toda a primeira parte do livro. 

O projeto, que nasceu do desejo de registrar causos, lendas, contos e costumes da família, foi contemplado pelo edital 03/2020 da Secretaria Municipal de Cultura de Capanema, no contexto da Lei Aldir Blanc (14.017/2020). Sem fins comerciais, a edição do livro prevê a distribuição gratuita pela internet e a entrega de exemplares impressos para escolas e bibliotecas públicas da região, entre elas a biblioteca do IFPA campus Bragança. 

Durante a pandemia de covid-19, além das atividades escolares mantidas remotamente, a professora Nivia Costa participou da edição de mais um livro. Ela é autora de um dos textos publicados na obra “A docência (que) conta: narrativas de isolamento social” (Pedro e João Editores, 2020, 175p., distribuição gratuita). Nivia é autora do texto “Pandemia, a que vieste?”, em que discute, entre outras questões, como a pandemia transformou a rotina das famílias, aproximando mães e pais de filhos que quase nunca se viam, ao tempo que também trouxe dor e luto a tantas famílias.

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->