IFPA campus Bragança faz acolhida virtual para receber calouros e veteranos

• Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 14h09
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 14h12

Pelo segundo ano, o IFPA campus Bragança fez a acolhida de novos e antigos alunos de forma virtual, pela internet. O momento de acolhida, que é realizado no começo de cada ano letivo, marca a abertura das atividades acadêmicas e é o momento de apresentação dos espaços e dos serviços oferecidos pelo campus aos novos alunos.
Em razão da pandemia de covid-19 e das medidas de segurança necessárias para conter a circulação do vírus, o evento que normalmente é realizado no auditório do IFPA ocorreu pelo Facebook, na manhã desta terça (13). A atividade virtual teve mais de 1,2 mil visualizações e segue disponível na internet. Veja abaixo:

Evento pelo Facebook marca o início das atividades escolares do calendário 2021

A acolhida 2021 foi aberta pelo diretor geral do IFPA campus Bragança, professor Danilo Cunha, e teve a participação do diretor de Ensino em exercício, professor Arthur Boscariol, da professora Aninha Moreira, coordenadora de Ensino substituta, e pela servidora Graciely Cardoso, presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo do Campus (Compese).
Entre outras orientações dadas aos estudantes, foram apresentados os detalhes do calendário acadêmico 2021 (disponível aqui), as orientações para rematrícula, trancamento e reabertura de matrículas, e uma breve apresentação sobre as estratégias de Ensino Remoto, adotadas no campus para dar continuidade às atividades escolares durante a pandemia.
O professor Arthur Boscariol, que mediou a atividade, explicou que as estratégias de ensino e avaliação são definidas por turma, levando em consideração a condição de acesso de cada grupo de alunos. E que em casos em que os estudantes não têm acesso a equipamentos ou à internet, são disponibilizados materiais impressos para o acompanhamento das aulas.
Além disso, ao longo do ano de 2020, o Campus Bragança disponibilizou chips de celular com internet, por meio do edital Alunos Conectados, concedeu Auxílio Inclusão Digital para a compra de equipamentos de informática e cedeu equipamentos do campus para alunos que não tiveram condições de adquirir computadores para acessar as atividades.
Um ponto que gerou dúvidas durante a live foi sobre o retorno presencial às atividades, o que ainda não tem previsão para ocorrer. Segundo o professor Danilo Cunha, o IFPA segue em contato direto com o comitê municipal de acompanhamento da Covid-19 em Bragança, monitorando o avanço do número de casos na cidade. E que qualquer movimento de retorno presencial só deve ocorrer quando puderem ser garantidas medidas de segurança sanitária. “A nossa prioridade é preservar a vida dos nossos alunos, dos nossos professores e da nossa comunidade”, enfatizou Danilo Cunha.
O IFPA campus Bragança também disponibilizou dois canais para tirar dúvidas dos estudantes, o atendimento virtual pelo WhatsApp (91-9175-1696), e o atendimento pelo chat do Facebook, em facebook.com/ifpa.braganca, que funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para ver mais informações sobre a acolhida, acesso o Painel do Aluno.

Para acompanhar as publicações sobre o PSU 2021, acesse prosel.ifpa.edu.br