Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Canal do Neabi relembra trajetórias de João Cândido e Luís Gama em debate especial

Segunda edição do "Rebeldias étnico-raciais no Brasil" será na próxima segunda (27), a partir das 19h, no YouTube

  • Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h57
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h57
  • Acessos: 901

João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e Luís Gama, um dos mais importantes abolicionistas da história brasileira, são tema da segunda edição do "Rebeldias étnico-raciais no Brasil", evento virtual organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPA campus Bragança.
O debate será na próxima segunda-feira (27), às 19h, no canal do Neabi no YouTube (link). E terá a participação dos professores Thiago Gonçalves Souza e Fernando Lobato.
A atividade é aberta ao público, que pode interagir com os debatedores pelos comentários.
Luís Gama foi um jornalista, advogado e poeta brasileiro nascido na Bahia e reconhecido como patrono da abolição da escravidão no Brasil, tendo atuado para libertar centenas de outros negros escravizados.
João Cândido, o "Almirante Negro", foi um militar da Marinha de Guerra que liderou no Rio de Janeiro o motim que ficou conhecido como a Revolta da Chibata, que exigia o fim dos castigos corporais a marinheiros pardos e pretos e denunciava em 1910, 22 anos após a abolição, os maus-tratos aos negros nas fileiras da Marinha do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->