Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Turmas de Pesca do Campus Bragança participam do II Swell da Pesca, no IFCE campus Acaraú
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turmas de Pesca do Campus Bragança participam do II Swell da Pesca, no IFCE campus Acaraú

Evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir a atividade pesqueira, sustentabilidade e a formação do profissional da pesca.

  • Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 09h22
  • Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 09h26
  • Acessos: 229

 

Os alunos do curso Técnico em Pesca do IFPA campus Bragança participaram do II Swell da Pesca, evento técnico-científico promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Acaraú de 22 a 26 de abril. As turmas do Subsequente 2018 e 2019 e a turma do Integrado 2017 puderam participar de palestras, oficinas e mesas redondas com foco na atividade pesqueira.

O Swell da Pesca contou com a participação de estudantes, professores e profissionais de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

“O evento proporciona aos alunos um rico intercâmbio de experiências e uma ampliação no leque de sua atuação como profissional no setor pesqueiro”, diz o professor Francisco José, que acompanhou as turmas do Campus Bragança.

“Desde já fica nossa gratidão por toda a equipe de servidores do IFCE campus Acaraú, que durante toda a estadia de alunos e professores do IFPA campus Bragança, se dedicou sem medir esforços, em especial aos professores do Campus Acaraú João Vicente, Juarez Coelho, César Melo, Alex Castro, Roberto Medeiros”, diz o professor Francisco José.

 

Entre outras atividades, os alunos do Campus Bragança puderam prestigiar as palestras  “Formação de Recursos Humanos para o Setor Pesqueiro: a necessidade de parcerias estratégicas”, “Sustentabilidade da pesca no litoral amazônico brasileiro, isso é realmente possível?” e “A Amazônia Azul e os programas estratégicos da Marinha do Brasil”.

No ciclo de oficinas, as turmas de Bragança puderam aprender técnicas de salvatagem, de artesanato com sucata marinha, sobre o uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) como complemento à navegação, os princípios da arqueação de embarcações, além de participar da simulação de manobras de embarcação e pesca (foto acima), da trilha ecológica “Ecomangue em Ação”.

Na viagem ao Ceará, os alunos do Campus Bragança foram acompanhados pelos professores Francisco José Santos, Marcos Caldas e João de Deus de Oliveira, com o apoio operacional dos motoristas Tomix Fernandes e José Valdir da Luz.

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página