Página inicial > Publicações > Produção da farinha é tema de projeto integrador no IFPA campus Bragança

Produção da farinha é tema de projeto integrador no IFPA campus Bragança

Turma de Agropecuária apresenta resultado de trabalho feito junto a produtores de farinha da região

• Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 14h06
  • Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 14h47

Sistematizar os dados comerciais e produtivos da cadeia da mandioca e seus derivados é uma das propostas apresentadas como resultado do projeto integrador das turmas 2017 de Agropecuária Subsequente e 2015 de Agropecuária Integrado. O levantamento feito pela turma e as propostas de encaminhamentos para a continuidade do trabalho foram expostos durante uma atividade no auditório do campus na segunda-feira (17), com a participação de produtores locais de farinha.

O trabalho de pesquisa, orientado pelo professor Helton Pacheco, registrou as características da produção da mandioca na região e também o funcionamento das casas de farinha, com visitas a produtores nas comunidades do Jutaí, Jundiaí, Montenegro e  Tracuateuazinho, na região bragantina. O projeto contou com a colaboração do professor Sérgio Cardoso, que instruiu a pesquisa etnográfica nas comunidades.

A ideia é utilizar as informações para propor o intercâmbio de conhecimentos técnicos entre a escola e os produtores e também embasar eventuais propostas de políticas públicas voltadas para o setor.

Pela proposta apresentada pelos estudantes do IFPA, o projeto da Bolsa da Farinha Bragantina sistematizaria dados comerciais e produtivos da cadeia da mandioca, reunindo informações de associações, sindicatos e cooperativas de produtores e trabalhadores rurais, além de secretarias e entidades como a Emater e Adepará. O órgão multisetorial seria gerido por um comitê gestor em parceria com universidades, institutos e outros entes.

Outra proposta apresentada pela turma de Agropecuária foi a criação do Dia Municipal do Produtor da Farinha, com um festival sobre o tema reunindo produtores e demais agentes da cadeia da mandioca.

A apresentação do projeto integrador foi encerrada com os depoimentos dos produtores de farinha José Costa do Nascimento e Alfredo Lisboa, do Jutaí, que abriram suas propriedades para receber os estudantes do IFPA e acompanharam o desenvolvimento do projeto.