Página inicial > Publicações > IFPA propõe parceria com produtor de manivas-semente

IFPA propõe parceria com produtor de manivas-semente

• Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 13h28
  • Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 14h13

Estudantes das turmas 2017 e 2018 de Agropecuária visitaram uma propriedade rural em Tracuateua para conhecer um pouco mais sobre a produção e o melhoramento genético da mandioca e propor parcerias. O engenheiro agrônomo Dutra de Souza, proprietário da área, recebeu os estudantes e apresentou os trabalhos desenvolvidos por ele na comunidade do Braço Grande, Vila Fátima, junto ao projeto Reniva, da Embrapa.

A visita técnica foi orientada pela professora Edna Brito e acompanhada pelo diretor geral do Campus Bragança, professor Danilo Cunha. A intenção é iniciar uma parceria para o desenvolvimento de atividades em conjunto com produtores locais e inserir o IFPA como agente no desenvolvimento da cadeia produtiva da farinha, uma das mais importantes da região.

Entre as propostas debatidas está a criação, dentro do IFPA, de um espaço para a produção de manivas-semente com variedades da mandioca resistentes a pragas. Dutra se propôs a doar para a instituição as que desenvolve em Tracuateua, para que o IFPA possa iniciar o processo de construção de um acervo próprio, e também contribuir com conhecimento técnico sobre a produção das manivas-semente e o melhoramento genético da espécie.

Ainda no primeiro semestre, Dutra de Souza, que também é técnico em agronomia, ministrará palestra aos estudantes do IFPA campus Bragança sobre as ações do Reniva na região.