Página inicial > Publicações > Fórum aprova orçamento da Assistência Estudantil com mais bolsas para alimentação

• Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 14h48
  • Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 11h31

Estudantes do IFPA campus Bragança colocaram em discussão, na quarta-feira (12), o orçamento 2019 da Assistência Estudantil. O fórum realizado no auditório do campus reuniu representantes das turmas, da direção e da Coordenação da Assistência.

O valor total destinado ao programa em 2019 foi de R$ 763,7 mil, distribuído para o custeio de auxílios como alimentação, transporte, moradia, pesquisa, extensão, creche e saúde, entre outras ações que garantem o êxito e a permanência dos estudantes nos cursos.

O tema central da discussão do fórum deste ano foi a utilização de recursos da assistência para o custeio da alimentação gratuita de alunos no Restaurante Estudantil. Em 2018, o valor destinado para esse fim garantiu 350 auxílios-alimentação.

Três propostas foram apresentadas à assembleia e esmiuçadas ponto a ponto. Em comum, as três previam a ampliação do número de bolsas destinadas à alimentação, aumentando o acesso gratuito ao restaurante. A proposta escolhida na votação dos representantes de turma (veja abaixo) prevê a ampliação dos atuais 350 para 400 auxílios para alimentação, priorizando a manutenção da gratuidade dos serviços do restaurante (almoço ou lanche) para o maior número possível de alunos. Em razão desta decisão, foram debatidas possibilidades de utilizar outras fontes de recursos para custear ações que não serão contempladas no próximo edital da Assistência Estudantil, como auxílios pesquisa, extensão, saúde, creche e também apoio à divulgação de trabalhos em eventos.

Mauricio Quadros, diretor administrativo substituto do campus, explicou que recursos complementares para ampliar a gratuidade no restaurante, incluindo os valores correspondentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) serão priorizados no próximo semestre.

Veja a distribuição do orçamento da Assistência Estudantil aprovada em assembleia: