Página inicial > Publicações > IFPA campus Bragança promove Semana Integradora e Jornada Esportiva de 19 a 24 de novembro

Atividades de segunda a sábado oferecem oportunidade para conhecer o campus com palestras, oficinas e uma programação de jogos

• Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 11h31
  • Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 15h21

O IFPA campus Bragança promove de 19 a 21 de novembro a 3ª edição da Semana Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). O evento reúne a produção de trabalhos científicos e de extensão de alunos e professores do campus e oferece palestras, oficinas e minicursos gratuitos à comunidade estudantil. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (19), às 10h, no auditório, com uma palestra sobre redes sociais e o mundo do trabalho. A programação completa pode ser consultada na página braganca.ifpa.edu.br/siepe2018, com inscrições on-line para as oficinas e minicursos até terça (20).

A Semana Integradora, criada para fortalecer o vínculo entre as ações de ensino, pesquisa e extensão do IFPA, também abre as portas do campus para a comunidade com a realização da Feira das Profissões, onde os cursos são apresentados a estudantes de outras escolas, convidadas a visitar o campus e a participar da programação. Este ano, a feira se concentra nos cursos de graduação que terão vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2019: Gestão Ambiental, Agroecologia, Física e Ciências Biológicas. A Feira das Profissões ocorreu na terça-feira (20) pela manhã, concomitante ao ciclo de palestras do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). À tarde, foram ministradas oficinas e minicursos no bloco pedagógico e nos laboratórios.

Na quarta, também pela manhã, a programação se volta para as ações de extensão e pesquisa: serão apresentados sete projetos desenvolvidos por alunos do IFPA campus Bragança, marcando o encerramento da programação oficial da III Siepe. No mesmo dia será dada a largada para a IV Jornada de Cultura, Arte e Desporto (Jocad), que transcorre até sábado (24). Na abertura estão previstas apresentações culturais de artistas locais e estudantes e os jogos classificatórios do futsal masculino.

A programação esportiva da Jocad, incluída no calendário anual de atividades do campus, mobiliza alunos, professores, terceirizados e técnicos em disputas esportivas nas mais diversas modalidades. As finais estão programadas para ocorrer no sábado (24). A tabela de jogos, informações sobre as atividades e resultados poderão ser consultados no site braganca.ifpa.edu.br.

Foto da edição 2017 da Jocad. Final do basquete masculino.

Informe: transporte dos alunos

Siepe: segundo dia

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Bragança promoveu uma manhã de palestras sobre a inclusão escolar de alunos cegos, surdos ou com dislexia. A atividade abriu o segundo dia da Semana Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e emocionou o público no auditório. Surdo, o estudante de letras José Ribamar Sousa da Silva falou, durante quase uma hora em Libras para uma plateia atenta. O público contou com a ajuda da intérprete Bia Souza, esposa de Ribamar, que oralizou as falas do palestrante. As duas palestras seguintes, do professor Marcelo Lima Baldez e das professoras Heive Morais e Regina Soares contaram com tradução simultânea em Libras.

Ainda durante a manhã, alunos dos cursos de graduação montaram um circuito de atividades para apresentar a estudantes de escolas públicas o funcionamento do Campus Bragança e os cursos ofertados. A Feira das Profissões transcorre ao longo da terça-feira. Pela manhã, visitaram o campus alunos das escolas Rio Caeté e Mancio Ribeiro.

Já o EcoEspaço sediou pela manhã a primeira parte do minicurso sobre Plantas Comestíveis Não Convencionais, as PANCs, ministrado pelo professor Roberto Sena.