Página inicial > Publicações > Aluna do IFPA campus Bragança pode representar o Pará no Parlamento Juvenil do Mercosul

Projeto de estudante de Bragança está entre os quatro selecionados que vão a votação popular para escolher a representante do estado no ciclo 2018-2020

• Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 16h27
  • Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 16h28

Uma aluna do IFPA campus Bragança está entre as selecionadas para a segunda fase do Parlamento Juvenil do Mercosul 2018, espaço criado para debater as políticas educacionais dos países que formam o bloco. Giselly Corrêa Barata, do segundo ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, é uma das quatro candidatas do Pará que disputarão uma vaga na delegação brasileira que comporá o parlamento pelos próximos dois anos.

O projeto de Giselly propõe medidas para combater a evasão escolar e foi aprovado na seleção nacional do Ministério da Educação, aberta em setembro. O resultado foi divulgado na segunda-feira (15). Além de Giselly, outras três alunas do IFPA tiveram projetos selecionados: Graziele Everton dos Santos, do campus Paragominas, Enza Yasmin Melo Lima, do campus Breves, e Yasmin Luna de Sousa Vieira, do campus Belém.

As propostas e os perfis das candidatas serão submetidos a uma consulta pública pela internet. Estudantes do ensino médio das redes pública ou privada com idades entre 14 e 18 anos poderão votar pelo site www.pjm.mec.gov.br de 19 a 23 de novembro. A plataforma disponibilizará a partir desta quarta-feira (17) os projetos e os perfis dos candidatos.

O projeto de Giselly Corrêa, que contou com a orientação do professor Arthur Boscariol, propõe medidas para reduzir os índices de evasão escolar, a retenção de estudantes e as reprovações, usando como base a realidade do IFPA campus Bragança. As ações complementariam as que já são desenvolvidas pelo campus, como a concessão de auxílios via Assistência Estudantil e os ciclos de nivelamento, que precedem o início das aulas do ensino médio integrado.

Giselly propõe a implementação de atividades de reforço semanais nas áreas onde forem identificadas as maiores dificuldades, em horários de contraturno e com a participação de professores e monitores discentes voluntários. O projeto propõe também o acompanhamento dos alunos que não atingirem os resultados mínimos para o bom aproveitamento dos cursos, com a aplicação de avaliações diagnósticas a cada cinco semanas.

Candidata a compor o Parlamento Juvenil do Mercosul, Giselly Corrêa já acumula experiências na discussão de políticas públicas para a educação. A estudante foi uma das representantes do Pará na edição 2018 do Parlamento Jovem Brasileiro, realizado entre os dias 1 e 5 de outubro, na Câmara Federal, e defendeu a proposta de incluir no currículo básico do ensino fundamental atividades sobre o patrimônio histórico e cultural.

Para saber mais sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul, conhecer os projetos participantes e participar da votação, acesse o site www.pjm.mec.gov.br.

Sugestão de pauta:

IFPA campus Bragança (av. dos Bragançanos, S/N)

Horário a combinar. Contato por e-mail ou telefone.

Sugestão de entrevistas:

Giselly Corrêa, autora do projeto

Professor Arthur Boscariol, orientador do projeto

Sugestão de imagens:

Imagens do campus, atividades em sala de aula e em laboratórios, salas de orientação individual

Informações à imprensa:

Filipe Sanches