Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > IFPA campus Bragança lança novo curso: Educação do Campo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA campus Bragança lança novo curso: Educação do Campo

Licenciatura é voltada à formação de professores que atuam nas áreas rurais e moradores do campo sem curso superior. Gabarito será divulgado na segunda-feira (21).

  • Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 18h32
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 17h49
  • Acessos: 8145
imagem sem descrição.

Criado para atender a demanda histórica da formação de professores que atuam em áreas rurais, o novo curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA campus Bragança ofertará 40 vagas por meio de processo seletivo especial.

O edital, publicado na quarta (2), abre o prazo para as inscrições presenciais e gratuita, realizadas na própria instituição, no Setor de Protocolo (Bloco Administrativo – primeiro piso), até o dia 14 de maio, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30h, de segunda a sexta-feira.

O objetivo do novo curso, que terá 4 anos de duração e cumprirá regime presencial, é preparar docentes para atuar nas escolas rurais, com ênfase nas Ciências Humanas. Serão formados professores aptos a atuar nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), na Educação de Jovens e Adultos e em todo o Ensino Médio nas escolas do campo.

Baixe o edital aqui.

Perfil

Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo, a professora Edileuza Amoras Pilletti explica que o público-alvo da seleção é formado por pessoas que residem em áreas rurais e concluíram o ensino médio ou por professores que já atuam nas escolas do campo e não têm formação superior. O curso também é voltado a profissionais da educação que atuem em movimentos sociais ou projetos desenvolvidos na área rural.

“Só em Bragança nós temos mais de 100 escolas no campo com esse perfil. A educação do campo surge na perspectiva de formar os professores que atuam nessas escolas. Muitos não tiveram a oportunidade de ter uma formação superior”, explica a professora Edileuza.

Escolas rurais

Os dados oficiais apontam a existência de 107 escolas com o perfil rural na cidade de Bragança (dados de 2016). Estas unidades ofertam vagas de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos e o Sistema Modular com turmas do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

A instalação do novo curso atende não apenas a demanda localizada em Bragança, mas também nos 18 outros municípios que integram a mesorregião do nordeste do Pará. A instalação do novo curso representa um esforço pela melhoria da qualidade educacional no campo, ampliando a oportunidade para quem vive a realidade dos municípios do interior do Pará.

“A juventude do campo tem poucas possibilidades de fazer um curso superior. São poucas universidades que ofertam o curso, além da realidade de trabalho dessas pessoas”, explica a professora Edileuza Pilletti.

Homologações das inscrições (publicado dia 15/05/2018)

As homologações estão disponíveis. Recursos podem ser entregues presencialmente no Setor de Protocolo do IFPA campus Bragança até quarta (16).

Baixe a lista de inscrições homologadas aqui.

Comunicado (publicado dia 16/05/2018)

A Comissão do Processo Seletivo Especial para o novo curso de Educação do Campo informa que as 52 inscrições indeferidas (não homologadas) têm como causa o não cumprimento dos quesitos descritos no item 4.3 do edital. Após a análise documental, as inscrições indeferidas não apresentavam comprovação de vínculo com o campo.

Estes candidatos poderão comprovar o vínculo com o campo apresentando um dos seguintes documentos: comprovante de residência em área rural; declaração da direção da escola em que atua; declaração da instituição, órgão governamental, organização não governamental, sindicato dos trabalhadores rurais ou movimento social em que atua (ver item 4.3 do edital).

O recurso deve ser apresentado por requerimento (anexo VI do edital), entregue presencialmente (ou via procuração) ao setor de protocolo do IFPA campus Bragança, dentro do prazo do edital, prorrogado até o dia 17 de maio de 2018, até as 18h (ver errata 01 do edital).

Baixe o comunicado aqui.

Errata 01 (publicada dia 16/05/2018)

Errata altera cronograma, prorrogando a entrega de recursos e definindo nova data da homologação final.

Baixe a errata 01 aqui.

Resultados da interposição de recursos (publicada dia 18/05/2018)

Resultado final da interposição de recursos está disponível.

Candidatos com inscrições homologadas devem comparecer dia 19 de maio (sábado) para a realização da prova e redação, com abertura dos portões às 7h00 e início do teste às 8h00. Não será permitido a entrada antes ou após o horário aqui estabelecido. A duração da prova será de 4 horas.

Baixe aqui o resultado dos recursos.

Relação de candidatos por sala (publicada dia 18/05/2018)

A Comissão do Processo Seletivo Especial para o novo curso de Educação do Campo disponibiliza a relação de candidatos por sala.

Baixe aqui a lista de candidatos por sala.

Prova (publicada em 19/05/2018)

Cerca de 250 candidatos estiveram presentes no IFPA campus Bragança para a realização da prova do Processo Seletivo Especial. Os testes ocorreram com tranquilidade na manhã de sábado (19). O gabarito será divulgado na segunda-feira (21) e o resultado preliminar no dia 25 de maio. 

Gabarito (publicado em 21/05/2018)

Baixe aqui o gabarito preliminar.

Resultado Preliminar (publicado em 25/05/2018)

A Comissão do Processo Seletivo Especial para o curso de Educação do Campo do IFPA campus Bragança disponibiliza o resultado preliminar do concurso 04/2018. O prazo para a interposição de recursos vai até o dia 28 de maio (segunda-feira). Leia o edital para mais informações. 

 Baixe aqui o resultado preliminar

Resultado Final (publicado em 29/05/2018)

A Comissão do Processo Seletivo Especial para o curso de Educação do Campo do IFPA campus Bragança disponibiliza o resultado da análise de recursos e o resultado final do concurso 04/2018.

A habilitação de matrícula deve ser feita presencialmente na Secretaria do campus dentro do prazo estabelecido pelo edital, quarta-feira (30) e sexta-feira (1º de junho). 

Baixe aqui o resultado dos recursos

Baixe aqui o resultado final

Orientações para a matrícula (veja os documentos obrigatórios)

Chamada da lista de espera e Homologação de matrículas (publicado em 06/06/2018)

A Comissão do Processo Seletivo Especial para o curso de Educação do Campo do IFPA campus Bragança disponibiliza a homologação do Resultado Final e a primeira chamada da lista de espera do concurso 04/2018. Foram chamados dois candidatos aprovados na lista de espera para as vagas não preenchidas após o período de matrícula regular. Veja as listas no link abaixo. 

A habilitação de matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada da lista de espera ocorrerá nos dias 08/06/2018 e 11/06/2018.

Baixe aqui a homologação do Resultado Final e a Primeira chamada da lista de espera (duas páginas)

Orientações para a matrícula (veja os documentos obrigatórios)

Novo curso

Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais

Vagas: 40 (vespertino)

Local: Avenida dos Bragançanos (antiga rua da Escola Agrícola) s/nº, Vila Sinhá, Bragança-PA, CEP: 68.600-000

registrado em:
Fim do conteúdo da página