Página inicial > Publicações > Produtos com sabor de inovação

Produtos com sabor de inovação

Alunos de Agroecologia do campus Bragança aprendem a fabricar licores, doces e temperos com ingredientes regionais

• Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 15h16
  • Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 18h12

Tecnologia de produtos alimentares, disciplina ministrada pelo professor Edinaldo Ferreira no curso de Tecnologia em Agroecologia do IFPA campus Bragança, ensina mais do que a arte de manipular e misturar ingredientes ou testar e experimentar receitas: na atividade de encerramento deste ano, por exemplo, os alunos do quinto semestre foram convidados a elaborar produtos usando materiais simples, encontrados em qualquer cozinha - e que possam ser vendidos para ajudar a complementar a renda das famílias.

O resultado, que valeu como avaliação final da disciplina, foi apresentado ontem, em uma aula prática conduzida pelos próprios alunos no laboratório do campus. “A agroecologia não se limita à agricultura, à produção agrícola, mas também abrange o processamento, a elaboração de produtos a partir do que é plantado”, explica Mayana Silveira Amorim, da turma de Agroecologia 2015. O grupo conduzido por Mayana apresentou como projeto um licor, fabricado a partir da poupa do maracujá e oferecido em pequenas garrafas, em formato de brindes. “Nós escolhemos o licor porque é um produto relativamente fácil de fazer, que pode ser fabricado em casa, seguindo os padrões sanitários, e é de fácil manipulação”, explica Mayana.

A equipe que apresentou o licor de maracujá, apresentado com rótulo e embalagem devidamente elaborada, foi formada por Tamires Cordeiro, Cheila de Almeida Paula, Isis Moraes e Mario Edmilson Filho. Entre os produtos apresentados, havia uma pasta de alho de fabricação artesanal, um doce feito com a casca do maracujá e uma geleia que conjuga os sabores do limão e do coco.